Um incêndio consome um depósito ocupado por tabaco em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Alugado pela Universal Leaf Tabacos, uma das maiores exportadoras de fumo do país, o pavilhão pegou fogo na noite do último sábado (12), mas ainda nesta segunda-feira os bombeiros seguem trabalhando no local às margens da BR-471.
— É como se fosse um cigarro gigante — definiu o comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul, capitão Joel Dittberner, já que o espaço de 33 mil metros quadrados estava 90% ocupado por tabaco beneficiado e encaixotado, pronto para exportação.
Tanto o prédio, que pertence à Kopp Teconolgia, quanto o produto foram totalmente destruídos.
Após serem acionados por um vigilante às 19h20min de sábado, os bombeiros conseguiram controlar o fogo ainda na madrugada de domingo, com ajuda de equipes das cidades vizinhas. No entanto, conforme Dittberner, ainda há brasa na parte interna, que está protegida pela estrutura que despencou, dificultando o combate.
A fumaça é intensa nesta segunda-feira (14), o que atrapalha o trânito no Distrito Industrial, bairro que sedia grande parte das empresas de Santa Cruz do Sul e onde fica o depósito incendiado.
— Nossa maior preocupação era que não atingisse os pavilhões ao redor. Por isso, procuramos confinar o fogo dentro do depósito. Agora, estamos estudando estratégias para eliminar essa brasa e a fumaça — explicou o comandante.
Para isso, segundo ele, vai ser preciso um número grande de pessoas, maquinário e investimento. Uma reunião com a Universal Leaf Tabacos e a Kopp Teconologia deverá ser feita ao longo do dia a fim de tomar decisões.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas. A investigação deverá ser intensificada após a conslusão do trabalho de combate, que deve durar pelo menos até terça-feira.
Fonte: Vanessa Kannenberg / ZH
Fotos: Corpo de Bombeiros