No dia 04 de abril de 1843, nasce em Portugal, Norberto Garrido da Silva, 1º Comandante do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre.

No decorrer de sua história, em 01 de março de 1895, data oficial da criação do 1º Corpo de Bombeiros de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, denominado na época de “Companhia de Bombeiros de Porto Alegre”, tornou-se o 1º Comandante do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre.

A corporação possuia características militares, veículos movidos à tração animal e administrada pelo próprio município, que cobrava uma taxa, juntamente com os impostos do comércio, da indústria e proprietários de imóveis, além de auxílio da Intendência Municipal e das Companhias Seguradoras contra o fogo.

Contava em seu início com um efetivo de 17 homens, “dezessete legendários bombeiros”. Estruturava-se em 1ª Seção de Incêndio, localizada na Rua Jerônimo Coelho, em Porto Alegre e 2ª Seção de Incêndio, localizada na Praça Rui Barbosa, no Centro de Porto Alegre.

 

Norberto Garrido faleceu em Porto Alegre 08/05/1911, seu velório foi realizado na Loja Maçônica Regeneração, da qual fazia parte, sendo enterrado no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia, na atual Avenida Azenha, em Porto Alegre.

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!