Na segunda-feira (4), a Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, deu continuidade após um longo período marcado pela pandemia, mas ainda seguindo os protocolos de saúde, a retomada das visitas pelo interior do Estado, indo até as Unidades de Bombeiro Militar.

No início da semana, os Coordenadores Geral, Geral Adjunto e de Secretariado, Tenente Coronel Ederson Franco, 1° Sargento Ubirajara Ramos e Major Cristiane Nunes, estiveram no 7° Batalhão de Bombeiro Militar, no município de Erechim, visitando o Centro de Treinamento onde encontrava-se uma turma de alunos Soldados realizando o treinamento de combate a incêndio, em uma das estruturas especializadas da Corporação no Estado.

Na ocasião, a ABERGS foi até a Companhia situada com sede no mesmo município, onde foi recepcionada pelo Major Bauer, e teve a oportunidade de conversar com o efetivo que estava em serviço na data, tanto administrativo como operacional.

Na terça-feira (5) pela manhã, os Coordenadores estiveram no Pelotão do município de Getúlio Vargas, dialogando com os Militares da Unidade, e na tarde do mesmo dia, já na sede do Batalhão em Passo Fundo, conversou com os Alunos Soldados que se encontram em formação, concluindo assim a última visitação as turmas, no qual respectivamente estão sediadas na Academia de Bombeiro Militar - ABM em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Santa Cruz e Passo Fundo. Em todos os encontros os Coordenadores apresentaram a entidade, falando dos benefícios, lutas e conquistas.

Posterior a apresentação aos alunos, a ABERGS acompanhada também do Comandante do 7° Batalhão, Tenente Coronel Ricardo Mattei, conversou com os integrantes da Unidade; finalizando na quarta-feira (6), na parte da manhã, no município de Carazinho, onde também conversou com os Bombeiros Militares desta Unidade.

Conforme os Coordenadores da ABERGS, as conversas em todas as visitas foram para esclarecer as lutas e conquistas da entidade nestes 13 anos de existência, que este ano comemorou o seu aniversário no 7° BBM. Durante as visitas os Coordenadores explanaram as medidas judiciais que se encontram em âmbito federal e estadual referente a Previdência dos Militares que afeta o efetivo de carreira e principalmente da reserva, onde houve um aumento considerável nas alíquotas de contribuição, de forma inconstitucional, desta forma ferindo a lei de proteção dos Militares.

A ABERGS também esclareceu sobre o andamento da proposta de esboço de Carreira Própria para o CBMRS, que está sendo dialogado diretamente com o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Jr., onde a entidade ainda está ouvindo sugestões de diversos Militares para a consolidação desta carreira.

A entidade esclareceu que o esboço vem sendo debatido após a apresentação de diversos Bombeiros do Brasil, onde expuseram as melhores carreiras para um Corpo de Bombeiros independente, e após uma Assembleia Geral com seus associados, entregou o esboço ao Comando e aos Poderes, para assim abrir o debate junto ao Governo do Estado.

A ABERGS esclarece que ainda há divergências em pontos deste debate a serem superadas, porém busca o alinhamento com o PL Federal 4363, onde faz um alinhamento com todos os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, bem como a lei já vigente do Exército Brasileiro, onde o Corpo de Bombeiros é força reserva e auxiliar, permitindo assim a ascensão de todos os seus militares a partir de uma regra de transição clara, onde possibilita a promoção dos Militares com estabilidade já ao cargo de Sargento, e aqueles que irão adquirir a estabilidade no futuro, não fiquem estagnados ao cargo de Soldado. Da mesma forma, para que os Oficiais do cargo de 1° Tenente possam ascender a um quadro auxiliar aos moldes dos demais bombeiros do Brasil, aos demais postos do Oficialato.

Durante as visitas, a ABERGS também informou a efetivação de uma Coordenadoria Regional, para que tenha representação no 7° BBM, sendo então representada pelo 1° Tenente RR Miranda, 1° Sargento Luciano Pissolatto e 2° Sargento Muniz, onde de forma voluntária, irão auxiliar o fortalecimento da entidade e a defesa dos Oficiais e Praças do 7° BBM.

A entidade viu como extremamente positiva a retomada das viagens pelo Estado do RS, pois esclareceu muitas dúvidas, ouviu inúmeras sugestões e recebeu críticas construtivas, pois em um Estado democrático de direito, ouvir o associado e também aquele que não é mas deseja esclarecimentos, é fundamental para uma entidade que está em amplo crescimento, comemorando muitas conquistas e principalmente fortalecendo a Instituição CBMRS.

 

ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!