Embora tenham o menor efetivo dos últimos 35 anos, Bombeiros e Policiais Militares reuniram nesta quinta-feira (5) cerca de 13 mil Militares da ativa, reserva e familiares, realizando a maior mobilização dos últimos anos. Iniciando com uma caminhada pelas principais ruas do centro de Porto Alegre, os militares realizaram assembleia em frente ao Palácio Piratini, deliberando algumas ações caso o Poder Executivo não retire da Assembleia o pacote destinado aos Militares Estaduais.
A atividade foi organizada pelo Fórum dos Militares Estaduais, que dialoga diariamente os poderes Executivo e Legislativo para que o pacote seja retirado.
Foram deliberados os seguintes pontos:
- A partir do dia 17: Operação Surpresa Fecha Quartel
- A partir do dia 16: Operação Padrão, viaturas sem condições dignas de trabalho e colete balístico sem validade, a orientação é que os militares não saiam para as ruas. As denúncias relacionadas a estes dois pontos devem ser feitas as associações que representam o Fórum dos Militares Estaduais, que irão acionar o Ministério Púbico para que comunique a Comissão dos Direitos dos Militares da OAB;
- Houve uma votação simbólica, onde os Militares não consideram o governador Eduardo Leite como seu Comandante, por ter convicção de que o governador não possui força e honra para Comandar entidades tão importantes como o Corpo de Bombeiros e Brigada Militar;
- As entidades perdiram permissão para os militares de todo o Estado que caso o Governo mantenha o pacote, principalmente o da previdência, o Fórum das Entidades deverá acionar a Justiça Federal para trancar o Pacote no Rio Grande do Sul;
- Comunicar o Ministério da Economia, que tem o poder de vetar e não fechar acordos, que o Governo do Rio Grande do Sul não está cumprindo Legislação Federal, com isso ele não pode assumir o regime de recuperação fiscal.
Fazem parte do fórum a Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, Associação dos Oficiais do Estado do Rio Grande do Sul - AOFERGS, Associação dos Sargentos, Tenentes e Subtenentes da Brigada Militar - ASSTBM, Associação Beneficente Antônio Mendes Filho - ABAMF, Associação dos Oficiais da Brigada Militar - ASOFBM e a Associação das Esposas dos Praças da Polícia Militar do Rio Grande do Sul - AESPPOM/RS.
Presidente da Assembleia recebe representantes dos Militares de todo o Estado
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara, recebeu o Fórum e diversos representantes de entidades do interior do Estado, que ressaltaram a união dos Militares e a importância do respeito e dignidade dos Poderes neste momento aos Bombeiros e Brigadianos.
Todas as entidades reafirmaram que o pacote arrocha e desrespeita os homens e mulheres que colocam suas vidas em risco em prol da sociedade gaúcha.
Imagens: Wilson Cardoso
--------------
Saiu na Imprensa
Jornal do Comércio - Contra pacote de Leite, categorias militares planejam fechar quartéis e operação padrão
Correio do Povo - Servidores da segurança protestam contra pacote proposto por Eduardo Leite
Zero Hora - Servidores da segurança do RS protestam contra pacote de governo Leite
RBS Notícias - Servidores das forças de segurança do RS realizam protestos contra pacote de Leite
Correio do Povo - Lara defende retirada de urgência de projeto a servidores da segurança do RS
Correio do Povo - Ruas e parlamento indicam pressão crescente contra o pacote de Leite
Jornal do Comércio - Servidores de categorias militares e esposas protestam contra pacote de Leite
SBT Rio Grande - https://www.sbt.com.br/riograndedosul/jornalismo/sbt-rio-grande-2-edicao#videos
Jornal do Almoço - http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/servidores-da-seguranca-protestam-contra-projeto-que-muda-plano-de-carreira/8145287/