Na sexta-feira (18) às 10 horas, na sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Maria, foi realizada formatura para a entrega de equipamentos adquiridos pelo Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar – FUNREBOM, de Santa Maria.
O FUNREBOM, sediado em Santa Maria, é disciplinado pela Lei Municipal 5.288/2010, e tem como finalidade prover recursos para reequipamento, aprimoramento técnico profissional, aquisição de material permanente, realização de estudos e vistoria em planos e sistemas técnicos de prevenção e combate a incêndio, construção e conservação de instalações da Organização de Bombeiro Militar com sede em Santa Maria.
Dentre os recursos financeiros que compõe o Fundo, destacam-se as taxas provenientes de exames de planos e projetos de segurança contra incêndio, vistorias ou inspeções dos sistemas de segurança contra incêndios; credenciamento de empresas, prestação de serviços não emergenciais, dentre outras receitas.
As aquisições decorrem das necessidades do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, conforme planejamento realizado pelo Comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, Major QOEM Cláudio Ricardo Pereira, e foram devidamente aprovadas pelo Conselho do FUNREBOM.
Neste ano de 2016, foram realizadas importantes aquisições para a melhoria do serviço prestado à sociedade santa-mariense. Na solenidade, foram entregues diversos equipamentos, dentre os quais se destacam:
50 (cinquenta) Conjuntos de capa e calça de combate a incêndios, e 30 (trinta) pares de botas de combate a incêndio, itens que tem por finalidade assegurar a proteção da vida e da integridade física dos bombeiros militares que atuam na cidade de Santa Maria sempre em situações extremas no combate à incêndio em residências e outros estabelecimentos.
22 (vinte e dois) Notebooks para o efetivo das seções administrativas e da Seção de Prevenção de Incêndios, além de 4 computadores All in One para o atendimento ao público no Protocolo da Seção de Prevenção de Incêndios. Os equipamentos de informática são imprescindíveis para que as atividades técnicas de bombeiro sejam prestadas de maneira adequada. Com efeito, são necessários desde a elaboração de documentos, rápido lançamento de dados de ocorrência, inserção e consulta de dados no sistema de prevenção, entre outros.
5 (cinco) Televisores Led 40”, destinados às salas de operação e monitoramento das câmeras de segurança.
23 (vinte e três) Mangueiras de Combate a Incêndio, repondo a defasagem atualmente existe.
4 (quatro) motosserras, que são equipamento necessários nas atividades de corte de árvores,
2 (dois) sopradores, são equipamentos destinados a extinção do incêndio florestal,
Destaca-se também a contratação de seguro contra terceiros para 19 (dezenove) Viaturas, tanto leves quanto pesadas. Trata-se de uma demanda antiga do efetivo, e visa a dar maior proteção para a frota veicular da unidade no caso de sinistros.
Além disso, também foram entregues pelo Conselho do FUNREBOM equipamentos para busca e salvamento e resgate em altura, tornando a unidade autossuficiente no atendimento de ocorrências envolvendo salvamento em altura.
Ainda, em dezembro serão entregues 52 (cinquenta e dois) conjuntos de capacetes de combate a incêndio e lanternas com resistência a altas temperaturas.
Por fim, fizeram uso da palavra o Sr Rodrigo Décimo, Presidente da CACISM e Presidente do FUNREBOM, e também o Comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, Major Cláudio Ricardo Pereira, os quais destacaram a importância dos equipamentos adquiridos cuja finalidade é precipuamente a melhoria na prestação dos serviços desenvolvidos pelos Bombeiros Militares de Santa Maria.

Texto: Capitão QOEM Vinícius Oliveira Braz Deprá – Chefe da 4ª Seção do 4º Batalhão de Bombeiro Militar.
Fotos: Sd QPM 2 Vagner Coelho, Auxiliar da 2ª Seção do 4º Batalhão de Bombeiro Militar.