O governo do Rio Grande do Sul lançou oficialmente, neste sábado (17/12), a Operação RS Verão Total. Somente na área da segurança, nas ações de policiamento, investigação, perícias, combate a incêndio e guarda-vidas, o efetivo será de 5.398 pessoas.
Com a chegada do verão e das férias, o litoral do Rio Grande do Sul passa a ser o local mais desejado pelos gaúchos. Para que a nova estação possa ser aproveitada de forma segura, uma força-tarefa, chamada Operação RS Verão Total, é formada pelo governo do Estado. O evento de abertura da ampliação dos serviços prestados à população, ocorreu na avenida Beira Mar – Largo Baronda – em Capão da Canoa.
O Governador do Estado Ranolfo Vieira Júnior, saudou os secretários e autoridades presentes no evento juntamente com o governador eleito Eduardo Leite, e destacou a importância da prestação dos serviços públicos no Litoral durante este período. “Também quero fazer um esclarecimento à sociedade gaúcha. Muito se falou nesta semana a respeito da pouca cobertura que nós poderíamos ter em relação aos guardas- vidas durante o início da operação. Neste ano, teremos 1004 guarda-vidas, e quero tranquilizá-los mediante esta questão. Quero agradecer o empenho do nosso Secretário de Segurança, Santarosa, Comandante Geral dos Bombeiros, Coronel Luiz Carlos Neves, o apoio da Brigada Militar representado pelo Coronel Feoli e o Procurador Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa. Também iremos lançar o edital da construção do viaduto da RS 407 com a Estrada do Mar, com custo total de 45,9 milhões de reais”, destacou.
Com coordenação executiva inédita da Secretaria de Turismo, serão contemplados municípios das regiões litorânea, serrana e da fronteira, bem como aqueles em que estejam situados em áreas com balneários de águas abrigadas. No total, 37 órgãos e entidades do Executivo estadual estão envolvidos no desenvolvimento das ações durante o período. As instituições da Secretaria da Segurança Pública (SSP), com grande protagonismo na ação, estão organizadas para garantir a tranquilidade da população na temporada de sol, viabilizando recursos humanos e materiais para as regiões onde a comunidade costuma passar o período.
Entre efetivos do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), da Brigada Militar (BM), da Polícia Civil (PC), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), mais de 3 mil homens e mulheres serão mobilizados utilizando 903 viaturas e garantindo assim, o incremento das ações de policiamento, fiscalização, salvamento e prevenção em todo o Litoral. A presença também estará ampliada na Serra, na costa doce e nas fronteiras. Até 31 de março de 2023, moradores e turistas do litoral poderão contar com guarda-vidas, mais policiais, operações de trânsito, como a Balada Segura, ações de acessibilidade, a exemplo da Praia Acessível, monitoramento da qualidade das águas e incrementos pontuais na saúde pública por meio das ambulâncias tipo C (resgates) do CBMRS.
Corpo de Bombeiros Militar terá 1004 guarda-vidas
O CBMRS terá efetivo total de 1.492 servidores na ação. Com capacitações e recertificações realizadas entre o mês de novembro e a primeira quinzena de dezembro, a corporação agora está finalizando o processo de seleção de guarda vidas civis temporários de modo que, até o momento conta com 414 candidatos, que se somarão aos 397 militares da corporação além de outros 147 oriundos da BM. Durante a operação, mais 46 militares serão cedidos pela Brigada Militar, totalizando 1004 guarda-vidas, os quais atuarão em vigilância e salvamento nas praias de mar e águas abrigadas, como rios e lagos. Outros 91 bombeiros trabalharão na prevenção e combate a incêndios, resgate em rodovias, reforço operacional, serviço administrativo e projetos sociais, juntamente com os 397 bombeiros que atuam na área de abrangência da operação.
Em parceria com os municípios, foram preparados Postos de Salvamento (guaritas) para a atuação dos guarda-vidas durante a Operação RS Verão Total. Até janeiro estarão ativadas 214 e ao longo da operação, objetiva-se, alcançar a ativação de 272 guaritas.
O CBMRS vai utilizar ainda 56 viaturas leves, nove pesadas e 12 moto aquáticas, ampliando a cobertura de vigilância além do habitual serviço integrado com as aeronaves do Batalhão Aeroviário da Brigada Militar. Os bombeiros militares gaúchos farão também a distribuição de folders, cartilhas e leques com instruções e cuidados para os banhistas, bem como pulseiras de identificação para dirimir os casos de crianças pedidas.
O público infantil também receberá atenção especial do CBMRS, que terá a participação dos bombeiros militares do projeto social guarda-vidas mirim, no qual são realizadas palestras de prevenção e cuidados na praia.
Quer saber mais sobre as pautas das outras vinculadas? Acessa a matéria completa, no site da SSP, clicando aqui!
Texto: Kelly Motter/Ascom SSP
Edição: Anelize Sampaio/Ascom SSP