No dia 26 de outubro, a ABERGS, através de seu Coordenador Geral, Ubirajara Ramos, reuniu-se com o Deputado Cássia Carpes e o Bombeiro Lauro, candidato a Vereador em Porto Alegre.

Na ocasião, foram tratados os assuntos de interesse da classe e da desvinculação dos Bombeiros da Brigada Militar.

A ABERGS reforçou que a luta pela independência dos bombeiros é a única solução para que os servidores sejam realmente valorizados e a sociedade melhor atendida.

O deputado demonstrou bastante conhecimento na causa e simpatia pelo assunto, pois existe a previsão legal na Constituição Federal e o Estado deve seguir a mesma como restante do país.

Como o Governador do Estado não atendeu os anseios dos Bombeiros, mesmo com toda a mobilização aberta e democrática por parte da sociedade e demais órgãos, a ABERGS continua convicta trabalhando junto da casa do povo, pois lá com certeza os bombeiros serão recebidos e a sociedade ouvida.

Assim como o deputado Cassiá, outros parlamentares de diversas bancadas já receberam a ABERGS e apóiam esta causa, portanto, temos a convicção que em breve, seja neste governo ou em um próximo os bombeiros serão atendidos e se tornarão independentes como os demais bombeiros do Brasil e do mundo.



A POLÍTICA E A SEGURANÇA

A ABERGS se reuniu com o Vereador eleito de Porto Alegre Alberto Kopittike. A entidade parabenizou o jovem vereador que já havia realizado um excelente trabalho no município de Canoas em prol da segurança pública, quando o mesmo era secretario municipal.

Kopittike foi coordenador da 1º Conferência Nacional de Segurança – CONSEG, em Brasília, na qual com a participação da sociedade teve como 3º diretriz mais votada à desvinculação dos Bombeiros da Polícia Militar.

O objetivo do encontro foi criar mecanismos de participação e diálogo junto ao representante da segurança na capital, procurando entender qual a metodologia e visão que Kopittike possui em relação ao Corpo de Bombeiros.

Para Kopittike o Corpo de Bombeiros deve seguir um modelo nacional e ser integrado a Defesa Civil. A ABERGS aproveitou a oportunidade e entregou um caderno sobre as dificuldades dos bombeiros e relatos sobre a desvinculação dos bombeiros, bem como os benefícios que a independência da instituição trará para o Estado e para a Sociedade.