A ABERGS representada através do Coordenador Geral, Ubirajara Ramos, do Coordenador da Região Metropolitana, Wagner Severo e do Coordenador de Secretariado, Marco Áurelio Correa Ataíde, reuniu-se na terça-feira, dia 27 de janeiro do corrente, no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar do município de Torres, a pedido de seus associados para tratar de assuntos relevantes ao futuro do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS). Participaram da reunião Bombeiros Militares de diversas regiões do Estado, além do Comandante da Unidade, Capitão Rodrigo.

 

Na ocasião, foi explanado pelos Coordenadores a origem da ABERGS, que desde 2008, através da união de Praças e Oficiais, trabalharam arduamente juntos pela Desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho para os Bombeiros Militares e melhorar os serviços prestados à Sociedade Gaúcha. Graças a essa união foi possível a nossa independência como instituição Bombeiro Militar, através da Emenda Constitucional 67/2014.

 

 

Também, foram relatadas as demais conquistas oriundas do trabalho da ABERGS para os servidores, como por exemplo: o aumento salarial, a volta da verticalidade, a correção das promoções para 3º Sargentos e 1º Sargentos.

 

A ABERGS ainda explanou sobre as legislações a serem apresentadas e aprovadas para a estruturação do CBMRS, relembrando que no ano passado, junto ao Governo e à Assembleia Legislativa, defendeu a aprovação de um pacote de legislações começando pela Lei de Transição, LOB e Fixação de Efetivo, como previa na própria Emenda Constitucional, ambas construídas com o apoio de seus associados.

 

A ABERGS também defendeu outros pontos essenciais a serem discutidos junto ao governo e aos parlamentares, tais como o Estatuto, a Carreira, o Código de Ética e o Regulamento de Uniformes, os quais foram exaustivamente discutidos com a participação de seus associados através de encontros regionais e da disponibilização da ferramenta virtual participe@abergs.org.br, a qual recebeu centenas de sugestões e esboços de legislações de diversos Bombeiros do Estado. Esta ferramenta continua ativa e aberta para a participação de TODOS.

 

 

Alguns pontos propostos pelos associados e defendidos pela ABERGS foram relembrados firmando apoio ao trabalho da entidade, sendo alguns deles:

 

  • Descentralização do Grupamento de Busca e Salvamento, para os demais Comandos Regionais, minimizando o tempo resposta ao atendimento;
  • Coordenação da Defesa Civil pelos Bombeiros Militares;
  • Nível Superior para as Praças;
  • Quadro de Oficiais Especialistas até o último posto;
  • Quadro de Oficiais Combatentes oriundos das Praças até o último posto;
  • Corregedoria e Ouvidoria composta por Bacharéis em Direito;
  • Conselho de Políticas Estratégicas junto ao Comando dos Bombeiros com a participação de Oficiais e Praças;
  • E outras demandas que foram sugeridas para a Lei de Organização Básica.

 

Temas específicos também foram abordados, como o serviço de Salva Vidas, no qual a ABERGS posicionou-se a favor da integração entre a atividade com os Policiais Militares que possuem vasta experiência e profissionalismo nesta atividade, sendo assim de importante valia para a Operação Golfinho. A entidade frisou que sua defesa junto ao governo foi para que esta importante operação de veraneio seja coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar e que a Brigada Militar, se assim entender, trabalhe em parceria com a esta Corporação que possui esta missão constitucional.

 

 

Ao final da reunião, a ABERGS foi brindada com a inscrição de mais 10 (dez) associados, bem como todos os presentes apoiaram as ações da ABERGS e propuseram a criação de uma Regional no Litoral Norte, composta por um núcleo para tratar de assuntos específicos de Salva Vidas.

 

Portanto, esta reunião demonstrou que a ABERGS está cada vez mais no caminho certo, respaldada pelos seus associados OFICIAIS e PRAÇAS, bem como pela Sociedade Gaúcha que a reconhece há anos como representanteLEGALe MORALdos Bombeiros Militares do RS. Assim, a ABERGS continuará com o seu trabalho alicerçado na responsabilidade, na qualidade e no diálogo por um Corpo de Bombeiros Militar moderno e eficaz, com vistas a uma melhor prestação de serviços de bombeiro para os Gaúchos.

 

Unidos em só Corpo, Corpo de Bombeiros!