Captadas pelo fotógrafo Rodrigo Ziebell, as cenas acima retratam a parceria entre os integrantes da Companhia Especial de Busca e Salvamento (Cebs) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) e os cães do grupo.
Na primeira foto, o labrador Sheik, do sargento Alex Sandro Teixeira Brum, recebe água do soldado Bruno Ribeiro Machado, em meio às buscas por desaparecidos no Vale do Taquari.
— A foto foi feita em uma pausa para descanso e reidratação. O bem-estar dos animais é prioridade para a nossa equipe — explica o sargento Brum.
Treinados, os animais são fundamentais no difícil trabalho de localização de vítimas, em especial em tragédias como a que se abateu sobre os municípios da região.
Até agora, foram confirmadas as mortes de 46 pessoas. Seguiam desaparecidas, até a noite de domingo (10), outras 46 (30 em Muçum, oito em Lajeado e oito em Arroio do Meio).
Ao todo, 12 cachorros atuam na área, seis deles do RS, três do Corpo de Bombeiros do Paraná e outros três de Santa Catarina. Novos reforços caninos, segundo a capitã Catia Celene Gonçalves, comandante do canil da Cebs, devem chegar nos próximos dias, vindos do Mato Grosso e de Pernambuco.
— Nosso foco, neste momento, é dar uma resposta para as famílias que perderam seus entes queridos. Não vamos medir esforços nas buscas pelos desaparecidos — destaca a capitã.