Porto Alegre vai ganhar um novo caminhão de bombeiros. A prefeitura abriu licitação para a compra de um veículo de combate a incêndio e salvamento.
O caminhão deverá ter uma escada mecânica acoplada, com no mínimo 42 metros, o que equivale à altura de um edifício de 14 andares. De acordo com o comandante do 1° Batalhão de Bombeiro Militar, tenente-coronel Eduardo Estevam Rodrigues, um veículo deste tipo será adquirido após 20 anos. O caminhão semelhante tem uma escada menor, com 30 metros, e a sua manutenção e reposição de peças é muito difícil.
Na ponta da escada, há uma plataforma, que pode servir para alçar o bombeiro à altura necessária, a fim de realizar o combate a chamas mais perto do foco, ou para realizar o resgate de vítimas que estariam impossibilitadas de sair pelas escadas do prédio ou pelo elevador. Outra particularidade destacada por Rodrigues é que ela também pode trabalhar abaixo do nível do solo.
- Além de poder prestar o combate e salvamento em prédios de maior altura, também poderá realizar salvamentos em ângulos negativos como por exemplo realizar salvamentos no Arroio Dilúvio, sem expor excessivamente o bombeiro militar - destaca Rodrigues.
As propostas serão conhecidas em 8 de abril. Serão investidos até R$ 8,6 milhões. O recurso vem do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Fumrebom).
Este fundo é usado para auxiliar o reaparelhamento e funcionamento dos bombeiros de Porto Alegre. Seus recursos vêm de multas e taxas de serviços cobrados pela corporação em atuação na cidade, conforme leis de 1985 e 1997.
Ano passado, a prefeitura tentou realizar a compra, mas nenhuma proposta foi recebida na ocasião. Na ocasião, estava sendo oferecido R$ 5,3 milhões para a aquisição do veículo.