A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, representada pelo Coordenador Geral Adjunto, 1º Sargento Ubirajara Ramos e o Coordenador Adjunto de Secretariado, 2º Sargento Nelvio Rodrigues, apresentou nesta quinta-feira (10), a convite da Associação dos Oficiais do Estado do RS – AOFERGS, a proposta de Plano de Carreira e a tabela de verticalidade dos subsídios.

Na ocasião a ABERGS apresentou para a diretoria da AOFERGS a proposta de Plano de Carreira direcionada ao Corpo de Bombeiros Militar – CBMRS, e que já foi entregue ao Governo do Estado a partir das secretarias de Segurança Pública, Planejamento e Casa Civil, sendo de conhecimento do Comando-Geral do CBMRS.

A proposta da associação é baseada na Lei Orgânica nacional, após realização de Assembleia Geral com seus associados e o Seminário ‘Bombeiros que Queremos’, que reuniu militares de todo o Brasil, resultando proposição alinhada a LOB que está em fase final para votação no Senado.

Da mesma forma, a proposição de carreira apresentada pela ABERGS é semelhante ao projeto aprovado pelo na época secretário de Segurança pública do Ceará, e atual secretário de Segurança Pública do RS, Sandro Caron.

“A ABERGS agradece a oportunidade de explanar a proposição para esta importante entidade que é a AOFERGS, assim como foi feito anteriormente para a ABAMF. Uma proposição que se alinha a Carreira Nacional, dando fluidez aos Postos e Graduações, valorizando os militares e oferecendo serviços de cada vez mais excelência à sociedade”, destacou o Coordenador Geral Adjunto, 1º Sargento Ubirajara Ramos.

O presidente da AOFERGS, Paulo Ricardo da Silva, agradeceu a oportunidade e apontou como positiva a apresentação da proposição de carreira, demonstrando-se favorável para que inclusive como já acontece em outros Estados, seja feita uma Lei única de carreira dos militares, mas respeitando as peculiaridades de cada instituições, tendo um capítulo específico para o CBMRS e para a BM, visto serem instituições militares de Estado, porém independentes.

 

Plano de Subsídios e Tabela de Verticalidade

 

Da mesma forma a ABERGS teve a oportunidade de apresentar a tabela de subsídios e volta da verticalidade com o escalonamento real do Coronel ao Soldado, recompondo as perdas salariais, e dando fim a parcela de irredutibilidade (parcela autônoma).

A ABERGS é parceira de toda a Segurança Pública, em especial das entidades militares, e ressalta que sempre defendeu a valorização da carreira e melhores vencimentos para todos, contudo, a exemplo das demais forças federais, militares  a associação sempre defendeu de forma transparente que o CBMRS - visto sua previsão legal em Constituição Federal e legislações complementares do Estado - tenha a sua carreira própria, o que já é de conhecimento do Poder Executivo e o mesmo já apontou que em breve colocará em prática.

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!