Coordenadores da Associação dos Oficiais do Estado do RS – ABERGS, acompanharam na tarde desta terça-feira (05), a aprovação do Projeto de Lei Complementar – PLC 508/23, que altera a Lei Complementar 15.009, de 13 de julho de 2017, que fixa o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do RS - CBMRS. O PLC propõe o aumento de vagas de Oficiais e fluidez também na carreira dos Praças da Corporação.
O PLC aprovado hoje reorganizou as atuais vagas, fazendo conversões entre cargos existentes, reestruturando os cargos para ficar de acordo com a Lei de Organização Básica da instituição, sendo assim criando 40 cargos de 1° Tenentes, 12 de Capitães, 4 Tenentes-Coronéis e 4 de Coronéis.
O efetivo do Corpo de Bombeiros Militar, passa a ser fixado em 3.989 cargos de bombeiros militares estaduais, entre Oficiais e Praças, sendo distribuídos em 9 Coronéis, 24 Tenentes-Coronéis, 39 Majores, 80 Capitães, 143 Primeiros-Tenentes, 510 Primeiros-Sargentos; 737 Segundos Sargentos e 2.447 Soldados.
A ABERGS está e continuará atenta, acompanhando os debates nas mais diversas instâncias, de todas as demandas que propõem a melhoria e o fortalecimento do CBMRS.
Acompanharam a votação, que obteve 44 votos a favor e um contrário, os Coordenadores Geral e Geral Adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco e 1° Sargento Ubirajara Ramos; e o Coordenador de Secretariado Adjunto, 2° Sargento Nelvio Rodrigues.
Veja a fala do Coordenador Geral, clicando AQUI.
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!