Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, acompanharam nesta terça-feira (28) a celebração do 128° ano de criação do Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS, e passagem de Comando-Geral, onde o Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, que assumiu em 29 de janeiro de 2023, oficializa assim a função que já está ocupando.

Durante a solenidade o Coronel Luiz Carlos Neves Soares, que deixa o Comando-Geral, desejou sucesso ao novo comandante, fazendo um breve resgate do que foi realizado pelo CBMRS durante sua passagem.

O Coronel Estêvam, afirmou que tem o desafio de manter o legado, mas também prospectar um futuro de qualificação e grandes conquistas para a Instituição, nunca desviando do foco que é atender ao cidadão. “Todos nós bombeiros e bombeiras militares somos conscientes da magnitude do nosso mister, trabalharemos sim, todos, motivados pela constante melhoria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul, em equipamentos, ambiente de trabalho, qualificação e valorização dos recursos humanos, jamais desviando do fim precípuo de sua existência, servir, salvar e proteger a sociedade”.

O secretário de Segurança Pública do RS, Sandro Caron de Moraes, destacou que o “Coronel Estêvam terá a satisfação de assumir um CBMRS que estava muito bem gerido e no caminho certo, tendo a missão de manter as boas práticas, as boas políticas e incentivar; e é claro buscar inovações, novas metodologias e processos de trabalho”, disse.

O governador Eduardo Leite, destacou que ficou extremamente emocionado com o vídeo apresentado sobre os Oficiais e Praças que atuam ou atuaram no CBMRS. “Como cidadão gaúcho que tem uma procuração para falar em nome de todos os gaúchos, eu sei que não preciso pedir aos homens e mulheres do Corpo de Bombeiros que não se esqueçam do porquê escolheram o serviço público. Aos bombeiros militares eu não preciso fazer este chamado porque ele é feito todos os dias, não precisa do lembrete de ninguém”, afirmando que é da natureza do CBMRS proporcionar o melhor de si, colocando a própria vida em risco para proteger e salvar tantas outras vidas.

A ABERGS que já se reuniu com o Comandante-Geral, na quinta-feira (09.02), ressaltou durante a conversa no gabinete do Comando, que as portas da entidade estão abertas para a construção de políticas que valorizem os Oficiais e Praças e fortaleçam a instituição. Aproveitando a oportunidade para entregar demandas de seus associados.

Antes disso, a ABERGS teve ainda a oportunidade de na quarta-feira (01.02) reunir-se com o Comandante-Geral e o Secretário de Segurança Pública do RS – SSP, Sandro Caron de Moraes, onde tanto o Coronel Estêvam, quanto o secretário Caron, afirmaram que estão alinhados pela valorização dos militares, inovação tecnológica, estrutural e operacional da Corporação.

A ABERGS deseja sucesso ao Coronel Estêvam, destacando que a missão da associação é também ser um braço direito da Corporação, uma facilitadora, mantendo-se sempre atenta as demandas dos associados, mas também pela garantia de direitos e estruturas que possibilitem a continuidade de excelência prestado em todo o território gaúcho, e se preciso for, fora dele.

Da ABERGS participou o Coordenador-Geral, Tenente Coronel Ederson Franco; o Coordenador-Geral Adjunto, 1° Sargento Ubirajara Ramos; a Coordenadora da Secretariado e diretora do Departamento de Logística e Patrimônio do CBMRS, Tenente Coronel Cristiane Nunes de Oliveira; o Coordenador Adjunto de secretariado, 2° Sargento Nelvio Rodrigues; e o coordenador adjunto de finanças, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski.

Prestigiaram a belíssima festa de 128 anos do CBMRS e a passagem de Comando, autoridades nacionais, estaduais e municipais, ex-comandantes do CBMRS, além de familiares e amigos.  

Conheça mais sobre o Comandante-Geral do CBMRS, clicando AQUI.

Veja a fala do governador, secretário de segurança e Comandante-Geral do CBMRS, clicando AQUI.

 

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!