O Coordenador Geral Adjunto da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, 1° Sargento Ubirajara Ramos, e a Coordenadora de Secretariado, Tenente Coronel Cristiane Nunes de Oliveira, acompanharam no sábado (17), em Capão da Canoa – Litoral Norte do RS, a abertura da Operação Verão Total do Governo do Estado, que iniciou no final de semana e segue até março de 2023.

Um total de 274 guarda-vidas civis atuará nas praias gaúchas a partir dos dias 24 de dezembro (Litoral Sul) e 25 (Litoral Norte). Todos passaram por curso de reciclagem e já exerceram a função em temporadas anteriores. No início de janeiro, serão agregados mais 140 guarda-vidas (estes ainda terão treinamento) — totalizando 414 civis temporários.

No sábado da abertura 544 guarda-vidas militares começaram a trabalhar na segurança dos banhistas. Outros 46, que ainda necessitam de treinamento, virão depois, totalizando 590.Atualmente, existem 214 guaritas distribuídas pelo RS, porém os veranistas contarão, até o final da operação, com 272 postos de salvamento espalhados pelo Litoral Norte, Sul e balneários de águas internas.

Para a ABERGS é fundamental estar presente na abertura da operação, ressaltando que tem por objetivo sempre apoiar e fortalecer a Corporação e os Militares que fazem parte do CBMRS, e tem como maior objetivo salvar e proteger.

A ABERGS ressalta que entende o esforço que vem sendo realizado pelo Governo do Estado e principalmente do Comando do Corpo de Bombeiros Militar – CBMRS, porém destaca que com a elevação das temperaturas e o aumento dos veranistas, se faz necessário um aporte maior de guarda-vidas, sejam eles militares ou civis, para assim garantir a proteção aos banhistas.

Além disso, os coordenadores reafirmam que além da proteção dos veranistas, também é preciso se preocupar com a segurança dos profissionais, por isso defende que mais guarda-vidas são necessários para que não ocorra sobrecarga da atividade diária; bem como é preocupante a condição de algumas guaritas, manutenção de competência dos municípios, e que a associação espera que sejam as melhores possíveis, para que assim possam proporcionar dignas condições de trabalho aos profissionais que se dedicam a sociedade gaúcha.

 

ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!