Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, participaram na manhã desta terça-feira (15) de Assembleia Geral da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho – ABAMF, que reuniu associados da entidade, e convidados representantes dos bombeiros e policiais militares do Rio Grande do Sul.

A primeira proposição apresentada pela ABAMF aos seus associados e aprovada por unanimidade foi sobre o fim dos níveis de soldados, para que assim possam impetrar medida judicial. Após deliberado pela ABAMF, a ABERGS destacou que entende favorável visto a ilegalidade, e que os níveis de soldado não devem existir na instituição, proposição que a ABERGS também já apresentou ao Poder Executivo.

Durante a assembleia, a ABAMF também deliberou mudanças para as promoções das Praças, seguindo similitude com a carreira dos Oficiais, bem como, uma proposta de recomposição salarial. Sobre ambos temas, a ABERGS também ressaltou que já encaminhou ao Governo do Estado.

“Em inúmeros momentos as entidades militares se uniram para dialogar e lutar pelos direitos dos militares que já fizeram parte ou ainda estão nas fileiras de ambas corporações, e desta vez não é diferente. Entendemos que bombeiros e policiais militares possuem suas peculiaridades, e buscam leis que as contemplem, e isso fortalece a unidade para o trabalho diário”, destacou o Coordenador Geral Adjunto, 1° Sargento Ubirajara Ramos; que já recebeu na sede da associação representantes de entidades da Brigada Militar para tratar sobre plano de carreira.

O coordenador destacou ainda que em 2018 a associação realizou um grande e importante seminário, acompanhado de assembleia geral da ABERGS, que deliberou um esboço de plano de carreira para o CBMRS. “O Governo do Estado a partir da Casa Civil, Secretaria de Segurança Pública, de Planejamento e o Comando do Corpo de Bombeiros, já possui todas estas legislações. Foi o nosso atual secretário de segurança, Sandro Caron, que implantou o mais moderno plano de carreira do Brasil, que é a carreira dos bombeiros do Ceará. Nós queremos o mesmo modelo, que também foi aprovado quase que por unanimidade na Câmara Federal e agora se encontra no Senado”.

Em nome de seus associados, o coordenador pediu ainda que juntos, as entidades possam trabalhar dentro da sua realidade, onde exista uma carreira dos militares estaduais, mas que tenham dois capítulos, um de cada corporação, para que se respeite suas peculiaridades.  “Somos irmãos que nasceram juntos, mas que hoje moram em casas separadas”, finalizou o 1° Sargento Ubirajara.

Da ABERGS esteve também presente o Coordenador Adjunto de Secretariado, 2° Sargento Nelvio Rodrigues.

Também fizeram parte da assembleia, a diretoria da Associação dos Oficiais do Estado do RS – AOFERGS; a Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar – ASSTBM; e a Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul - ASPRA/RS.

 

Veja AQUI a fala do Coordenador Geral Adjunto da ABERGS e do presidente da ABAMF, Soldado Potiguara Galvan. 

Veja AQUI a fala do Coordenador Geral Adjunto da ABERGS ao Correio Brigadiano e Studio 190.

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!