A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, a partir do Coordenador-Geral Tenente Coronel Ederson Franco, acompanhou na segunda-feira (05) uma das aulas práticas do 1º Curso de Instrutor de Salvamento Veicular do Corpo de Bombeiros Militar do RS - CBMRS, realizado no município de Sapiranga, entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro.

Durante um mês e um dia da realização do curso, os Militares oriundos do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Paraná, viveram na teoria e na prática uma das atividades do CBMRS que requer calma e agilidade, que é o alcance e resgate seguro de vítimas de acidente veicular.

Tanto a teoria quanto a prática são fundamentais neste que é primeiro curso realizado no Rio Grande do Sul, visto que os Militares precisam de muito conhecimento para que o resgate seja o mais rápido possível e sem traumas. A prática aborda técnicas de desencarceramento das vítimas, gerenciamento de cena, táticas de salvamento, além de práticas e didática para qualificar a docência dos futuros instrutores. Os alunos também participaram da palestra com o 2° Sargento Ednei Fernando dos Santos, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, que ministrou palestra no Workshop Estadual de Extração e Restrição do Movimento da Coluna na Cidade de Dois Irmãos.

Conforme o Tenente Coronel Maurício Ferro Corrêa, Coordenador do Curso e Comandante do 2º Batalhão de Bombeiro Militar, o curso por ser ministrado para militares de todo o Rio Grande do Sul, irá ser ainda mais expandido, ampliando o conhecimento aos Batalhões de todo o Estado, a partir da experiência de instrutores do Rio Grande, como também de SC, PR, SP e Bahia.

O Coordenador-Geral da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, destaca que o apoio da ABERGS as atividades do CBMRS acontecem com o objetivo de se tornar um facilitador, contribuindo para a realização no que for possível e necessário. “Este curso é de extremo valor, o primeiro de muitos que certamente acontecerão no Rio Grande do Sul, qualificando ainda mais o efetivo do CBMRS”, disse.

No decorrer do período do curso que está há três dias do encerramento, os militares participaram ainda de seminário sobre oratória, comunicação assertiva e formação de instrutores com a fonoaudióloga Débora Brum, que aconteceu no município de Dois Irmãos, com o objetivo de contribuir para a comunicação não somente entre os militares no momento do socorro, como também com a própria vítima, para que mantenha a calma no momento do resgate.

A ABERGS parabeniza os 28 militares Oficiais e Praças que irão concluir o curso, tendo a certeza de que muitos outros militares também serão beneficiados deste que foi um curso extremamente enriquecedor tanto no que diz a teoria, quanto a técnica e prática da atividade.

 

Veja o 1º vídeo sobre o curso clicando AQUI.

Veja o 2º vídeo sobre o curso clicando AQUI.

ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!