A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, a partir dos Coordenadores Geral e Geral Adjunto, Tenente-Coronel José Henrique Ostaszewski e 1º Sargento Jeferson Luiz da Rosa França; e o Coordenador de Secretariado Tenente-Coronel Daniel da Silva Adriano; acompanhou nesta quinta-feira (22), da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, presidida pelo deputado Leonel Radde (PT), onde se debateu a situação dos aprovados do Corpo de Bombeiros que aguardam nomeação.

A audiência proposta pelo deputado estadual Jefferson Fernandes, membro da comissão, foi solicitada pelos remanescentes e aprovados em todas as etapas do concurso do Corpo de Bombeiros Militar, referente ao edital de 2017. Na época, o concurso foi realizado juntamente com a Brigada Militar. A BM já chamou todos os aprovados e remanescentes e, na sequência, abriu um novo certame O Estado não deu tratamento igualitário ao mesmo edital referente ao Corpo de Bombeiros Militar. O grupo corre o risco de perder o prazo de validade do concurso público, que expira em 16 de abril deste ano.

O Coordenador Geral da ABERGS, Tenente-Coronel José Henrique Ostaszewski, destacou avanços na corporação, resultado das ações da entidade, e relatou as demandas que recebem, além de discorrer sobre a necessidade de desenvolver uma política permanente de segurança pública e criação da Secretaria de Defesa Civil do RS. Ele revelou que a corporação atua com metade do efetivo, com alguns quartéis fechados em decorrência dessa situação. Isso provoca o trabalho dos bombeiros num padrão de insegurança, uma vez que atuam em grupos em qualquer ocorrência, de pequeno ou maior porte.

A ABERGS apoia o chamamento de todos os aprovados, tanto de Soldado quanto de Capitães, o quanto antes, a abertura de um novo certame para o completamento do efetivo para que assim os militares do CBMRS possam trabalhar com segurança e exercer um trabalho de qualidade e eficiência para a sociedade.

Veja a fala do Coordenador Geral da ABERGS para a TV AL/RS, clicando AQUI.

 

 Imagens: Lucas Kloss e ABERGS

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!