A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) a partir dos Coordenadores Geral e Geral-Adjunto, 1º Sargento Ubirajara Ramos e Tenente Coronel Alexandre Teixeira, acompanhou nesta terça-feira (21) no Plenarinho da Assembleia Legislativa, debate entre os candidatos ao Governo do Estado, realizado pelo Instituto Cultural Floresta.

O debate contou com a presença de José Ivo Sartori (MDB), Eduardo Leite (PSDB), Mateus Bandeira (Novo), Jairo Jorge (PDT) e Roberto Robaina (PSOL), que responderam perguntas enviadas por entidades, servidores públicos e consultores da área da segurança pública. O debate foi mediado pelo presidente do ICF, Claudio Goldsztein.

O Coordenador Geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, destacou que debates como este são importantes para que os servidores da segurança pública possam entender como pensam os candidatos ao governo, e o que quem for eleito pretende fazer pela segurança do Rio Grande do Sul e seus agentes de segurança. “Devemos ficar atentos a todos os movimentos realizados pelos candidatos no que diz respeito à segurança pública e seus servidores. Precisamos de governantes que efetivamente contribuam para o fortalecimento dos serviços públicos, principalmente aqueles que atingem diretamente o dia a dia das pessoas”, disse Ubirajara.

A ABERGS foi uma das entidades que encaminhou dois questionamentos ao ICF, tendo a possibilidade de ser sorteada ou não. Felizmente uma das perguntas sorteadas foi da associação, porém ao ser respondida pelo candidato Mateus Bandeira, apenas 40 segundos dos dois minutos que ele tinha para a resposta foram dedicados ao Corpo de Bombeiros. “O candidato falou que o Corpo de Bombeiros é uma instituição reconhecida e que precisa de investimento, mas em seguida utilizou a maior parte do tempo de resposta para desviar do tema. A ABERGS continua atenta, cobrando o comprometimento dos candidatos com a Instituição Corpo de Bombeiros”, destacou o Coordenador Geral Adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Alexandre Teixeira.

A Associação, a única no Estado que representa Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul lamenta que entre tantas perguntas, logo a que tratava de políticas para a Corporação não foi respondida com respeito. Acreditamos que o candidato Mateus Bandeira não tenha conhecimento sobre a realidade da Corporação no Estado, por isso utilizou o tempo da pergunta para tratar sobre outro tema. Reforçamos que a Corporação é respeitada e reconhecida em todo o Estado, mas que também precisa de atenção no que diz respeito aos seus servidores, remuneração, plano de carreira, estrutura e entre tantos outros pontos que infelizmente não foram abordados.

A ABERGS já recebeu em sua sede os candidatos ao Governo do Estado, Jairo Jorge e Miguel Rossetto, além de Abigail Pereira que abriu mão de sua candidatura ao governo para concorrer ao Senado em coligação com Rossetto. Os demais candidatos, Mateus Bandeira, José Ivo Sartori, Eduardo Leite e Roberto Robaina já foram convidados e a ABERGS aguarda para também entregar a eles demandas de seus associados bombeiros e bombeiras militares.

Para quem não pode acompanhar o debate pode ser visualizado no Site (http://www.institutoculturalfloresta.org.br/) e no Facebook do Instituto Cultura Floresta.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva