A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) acompanhou na terça-feira (8) o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, durante a entrega do pedido de abertura da CPI da Segurança Pública, para a presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Silvana Covatti. Há necessidade de assinaturas de 19 deputados para dar o encaminhamento protocolar e regimental da Assembleia.
A intenção da abertura da CPI segundo o presidente Breier é para que a sociedade civil tenha uma resposta do que esta acontecendo com a segurança pública no Rio Grande do Sul, visto que a falta de políticas de Estado esta fazendo com que os índices estatísticos subam desenfreadamente. Para tanto ve que "a casa do povo" irá ter legitimidade ímpar para esta demanda social.
O coordenador geral da ABERGS, Ubirajara Ramos ressaltou para a presidente Silvana Covatti a necessidade do encaminhamento das Leis Estruturantes, tendo em vista que o Governo do Estado demonstra inércia a uma votação unânime de todos os deputados favoráveis quando ocorreu a separação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar a exatos dois anos atrás.
A presidente da Casa falou sobre a importancia do serviço do Corpo de Bombeiro no Estado e reafirmou que dará total atenção para este assunto.
"A inércia do governo em não cumprir a constituição encaminhando as leis de estruturação do CBMRS, trará prejuízos a economia gaúcha e principalmente colocará em risco a vida da sociedade, diante de uma possivel tragédia", disse Ubirajara.
Acompanharam a entrega do pedido de abertura da CPI as associações que compõe o Bloco da Segurança Pública.
Fonte: Assessoria ABERGS, Daiane Roldão da Silva