A Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS e demais entidades que representam o Fórum dos Militares Estaduais (ABERGS, ABAMF, ASSTBM, AESPPOM e AOFERGS), acompanharam nesta terça-feira (28) a sessão plenária que deu início aos debates e votações de emendas e PEC 285 e PLCs 5 e 6, que modificam o desconto com a Previdência e com os salários, respectivamente.
 
As entidades que desde a manhã davam continuidade ao diálogo com os deputados e líderes de bancada, estavam reforçadas por diversas caravanas que vieram de inúmeras regiões do Estado com o objetivo de somar na luta e diálogo junto daqueles que tem nas mãos o destino dos Militares Estaduais do Rio Grande do Sul.
 
Concentrados na Praça da Matriz em frente a Assembleia Legislativa, milhares de Militares da ativa e da reserva, lotaram as galerias da ALRS e a explanada para acompanhar os debates. O objetivo de todos era reafirmar a posição contrária aos projetos do Governo, que retiram os direitos adquiridos pela categoria no decorrer de tantos anos de dedicação dos homens e mulheres que colocam suas vidas a disposição da segurança da sociedade gaúcha.
 
A ABERGS continuará até o último dia de debate e votação acompanhando as movimentações do Governo e dialogando com os deputados estaduais para que as emendas propostas pelas entidades sejam consideradas, minimizando o estrago que poderá ser feito com a carreira dos Militares.
 
Plenário aprova a PEC 285

Com 35 votos favoráveis e 16 contrários, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou em primeiro turno, na noite desta terça-feira (28), a PEC 285 2019, que altera artigos da Constituição Estadual referentes à questão previdenciária, aos adicionais e gratificações aos servidores, ao abono família e licença para mandato classista. Para ser promulgada, a PEC ainda precisa ser apreciada em segundo turno, respeitando o interstício de três sessões entre a primeira e a segunda votação. As votações seguem nesta quarta-feira (29), às 9h, no Plenário 20 de Setembro.

Acesse a reportagem da ABERGS clicando AQUI.

Imagem: Wilson Cardoso