Acompanhados de centenas de Oficiais e Praças da ativa e da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de todo o Estado, coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, acompanharam desde a manhã desta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa as negociações para que o pacote do governo começasse a ser votado. Com pressão, movimentação de alguns deputados de oposição e o Tribunal de Justiça à votação do pacote do funcionalismo esbarrou em uma decisão liminar, que impedia a apreciação do projeto que aumenta alíquotas de previdência dos servidores civis.
Os Coordenadores Geral e Geral Adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco e 1º Sargento Ubirajara Ramos, acompanharam o debate, que iniciou um pouco depois da sessão plenária ter iniciado. Sem tempo hábil para cassar a decisão ainda durante a sessão, a base governista retirou o quórum e tentar retomar os trabalhos na quarta-feira (18).
“O Governo Estadual não cumpriu o que declarou, e não retirou da pauta a urgência dos projetos que atingem os Militares Estaduais. Nós Oficiais e Praças, não iremos arredar o pé das ruas, da frente do Palácio Piratini e dos gabinetes dos deputados. Hoje nos unimos a outro setor fundamental para o desenvolvimento do Estado, e continuaremos fortes, juntos, bombeiros e policiais militares, contra o pacote que destrói com a vida dos servidores estaduais”, disse o Tenente Coronel Ederson Franco.
A deputada Luciana Genro, autora do mandado de segurança impetrado, destacou o que as entidades dos Militares Estaduais estão ressaltando, que é a inconstitucionalidade de uma votação de um Projeto de Lei Complementar (PLC), que depende uma PEC que ainda não foi votada para ser efetivamente constitucional.
A ABERGS, junto com as entidades da Brigada Militar que representam o Fórum dos Militares do Rio Grande do Sul, reafirma sua posição contra o Governo do Estado, que humilha, diminui e desrespeita os servidores que conduzem a segurança e educação do Estado.
Os coordenadores da associação continuarão acompanhando diariamente todas as reuniões e sessões realizadas na Assembleia Legislativa, informando seus associados de todos os trâmites, e fundamentalmente continuará trabalhando em defesa dos direitos dos Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros Militar do RS.
Veja a fala do Coordenador Geral e imagens da manifestação clicando AQUI.
Imagens: Wilson Cardoso