A Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, a partir dos coordenadores geral e adjunto de finanças, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewki e 1º Tenente Mateus Bordignon Schoenell, acompanhou durante a tarde desta terça-feira (30), a votação do PL 243/2024, que reestrutura as carreiras do funcionalismo estadual e estabelece uma vergonhosa reposição salarial.

A proposta do Governo é o reajuste de 12,49% para as categorias das forças de Segurança, parcelado em janeiro e outubro de 2025 e outubro de 2026.

O novo projeto prevê ainda, para a Brigada Militar (BM) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), a abertura de vagas no Programa de Militares Estaduais Temporários (PMET), com o objetivo de realocar servidores em funções administrativas para a atividade ostensiva. A Defesa Civil tem prevista a criação de 102 funções gratificadas (FGs) na Casa Militar, com a finalidade de reforçar a estrutura de pessoal voltada à gestão eficiente do risco e de desastres.

Antes da votação do projeto, o governo conseguiu aprovar requerimento de preferência por 29 votos a 20, para derrubar as 37 emendas apresentadas.

A ABERGS por sua vez, ressalta que o reajuste proposto é vergonhoso, porque entende que a diferenciação será nefasta ao bom andamento das atividades internas, pois causará diferenciação salarial sem a observância da verticalidade prevista em lei.

A ABERGS entende que o valor humano que compõem a corporação é o fator principal para o desenvolver institucional e fundamental para ocorrer a prestação de excelência de suas atividades, os servidores devem estar treinados, capacitados e motivados.

“Sem a valorização e o respeito ao valor humano fica comprometido todo o desenvolver das atividades”, destaca o Coordenador Geral, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewki.

Durante todo o processo a ABERGS defendeu:

1 - A carreira própria do CBMRS, transformação dos níveis de soldado em Soldado, Cabo e 3° Sargento;
2 - Cumprimento da Lei Orgânica Nacional das PM e BM;
3 - Não absorção da parcela de irredutibilidade e antecipação do reajuste para janeiro de 2025.

 

Veja a fala do Coordenador Geral clicando AQUI.

 


ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!