Nosso Estado está cada vez mais crescendo e trazendo desenvolvimento econômico e comodidades para a população gaúcha. Com um pólo naval em expansão e a tão almejada travessia Porto Alegre - Guaíba, através do Catamarã.

Mas você sabia que a única embarcação de combate a incêndios e salvamento dos bombeiros não funciona há mais de 20 anos e que a mesma auxiliara no combate as chamas das lojas Renner em 1976.

A ABERGS assim como os Bombeiros, não tem o propósito de colocar pânico na população, apenas alertar, pois muitas vezes percebemos que interesses particulares de poucas pessoas se sobrepõem aos benefícios que a separação dos Bombeiros proporcionará para a sociedade.

Enquanto isto, continuamos nossa luta ao atendimento da população, com muito amor a camiseta, com muita dedicação e muita sorte.

Se a missão da Polícia é PREVINIR E COMBATER A CRIMINALIDADE, porque a BM recebe viaturas específicas para as atividades de Bombeiros, enquanto os bombeiros ficam literalmente a deriva?


VEJAM O TRECHO DA NOTÍCIA - CORREIO DO POVO 21/01/2011 - Patrulha no Delta do Jacui:


“O barco, destinado ao 9º Batalhão de Policiar Militar, será o mesmo modelo usado pelo Comando Ambiental da BM, está sendo construído em um estaleiro do Rio Grande do Sul. Ele será equipado com CANHÃO D'ÁGUA na proa e faroletes, instalados para iluminar em todos os ângulos. A pintura será igual a das viaturas usadas no batalhão: bege claro, com o nome da BM em amarelo”.

Você sabia que até outubro de 2011, já morreram mais pessoas em incêndios do que em anos passados, atingindo uma marca de 56 pessoas no Estado. Sem contar as que acabam morrendo nos hospitais, no qual a corporação não tem estatística, bem como nos municípios onde não possuem bombeiros e quem nem sabemos se ocorreram incêndios.

Você sabia que quando há investimentos na atividade do Policiamento, os mesmos podem evitar Latrocínios, que é o roubo seguido de morte. Se investirmos em prevenção de incêndios reduzimos o combate ao mesmo.

Você sabia que no RS, morreram mais pessoas em incêndios, no que nestas ocorrências policiais. É nítida a falta de investimentos na atividade de Bombeiros. Até quando vamos permitir que mais pessoas morram queimadas como na época da inquisição.


Há muito tempo a ABERGS, vem alertando as autoridades, pedindo a emancipação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. Semana passada uma lancha pegou fogo em um clube náutico a beira do Rio Guaíba. Sorte que ninguém ficou ferido. Naquele dia a Estação Assunção estava funcionando apenas com um motorista e um combatente, chegou ao local em 5 minutos. Na maioria das vezes ela esta fechada por falta de efetivo, horas extras, viaturas. Portanto, perguntamos:

O que fazer se a lancha estiver dentro do rio, visto que os bombeiros não possuírem embarcações de combate a incêndios e salvamento?

O que fazer se a Estação fechar, assim como as outras em Porto Alegre, Canoas, Alvorada, Tapera e demais regiões do Estado?

Separação da Brigada já! Chega de protelar!

Clique no link abaixo - Notícia do Correio do Povo - 28/11/2011

Treinamento para Operação Verão pode fechar estações de bombeiros em Porto Alegre