Os Coordenadores Geral Adjunto e de Finanças Adjunto, da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, 1º Sargento Jeferson França e 1º Tenente Mateus Bordignon, visitaram os gabinetes de deputados estaduais nesta segunda-feira (16) para alertar sobre a deficiência de efetivo na Operação Verão, tanto na composição de efetivo que atuará na praia, bem como o efetivo que permanece nos quartéis do interior.

Segundo a associação, a carência de bombeiros militares compromete a segurança da população durante a alta temporada, quando o número de ocorrências aumenta significativamente e os quartéis do interior que fornecem os guarda vidas, necessitam de suplementação de efetivo.

A Coordenador França, destacou ao deputado Luciano Silveira, que é do Litoral, que a falta de pessoal impede a realização de um trabalho eficiente e coloca em risco a vida dos bombeiros e da população. "A cada verão, enfrentamos a mesma dificuldade. Nossos profissionais estão sobrecarregados e não conseguem atender a todas as demandas. É preciso que os deputados se sensibilizem com essa situação e aloquem mais recursos para a corporação" afirmou.

Destacou ainda a necessidade da reestruturação do CBMRS e da contração de mais militares através de concurso público e efetivo temporário. O salário do Guarda-Vida Civil temporário não é atrativo o bastante para que a lacuna seja preenchida. Destaca-se um acréscimo cerca de 100 novos guarda-vidas em relação a temporada passada, o que representa um grande avanço para a instituição.

A ABERGS continua atenta, dialogando, alertando e trabalhando para que os Guarda-Vidas tenham condições dignas para a realização do trabalho de excelência entregue aos banhistas dos Litorais Norte, Sul e Águas Internas.

 


ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!