A ABERGS, juntamente com a ABAMF, a UGEIRM e a SINPOL, estiveram presentes na Câmara Municipal de Porto Alegre, dia 24/02, terça-feira da semana passada, com o objetivo de apoiarem a nomeação e a convocação imediata dos candidatos aprovados no concurso público da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil. A audiência, solicitada pelo Vereador Alberto Kopittke, contou com a participação de aprovados, de prefeitos, de vereadores das cidades do interior, de deputados, de representantes do governo municipal e de autoridades da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
As entidades representantes dos policiais e dos bombeiros alertaram para o grave problema da falta de efetivo nas forças de segurança. O Coordenador Geral da ABERGS, Ubirajara, revelou que o quadro dos bombeiros deveria contar com 11 mil profissionais, no entanto, hoje são apenas 2,6 mil. O presidente da ABAMF, Leonel Lucas, alertou a respeito da necessidade urgente da convocação dos aprovados, pois a Brigada Militar deveria ter 33 mil militares, entretanto possui apenas 22 mil contanto com o efetivo dos bombeiros. Todos os participantes do encontro concordaram que a necessidade de convocação dos novos bombeiros e dos novos policiais é urgentíssima.
No dia 25 de fevereiro foi votada na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre uma moção de apoio aos aprovados nos concursos da segurança pública, pela convocação e posse imediatas. O documento será entregue aos órgãos competentes do Governo Estadual (Casa Civil, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Segurança Pública, Gabinete do Governador). O documento será entregue aos órgãos competentes do Governo Estadual (Casa Civil, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Segurança Pública, Gabinete do Governador).
ABERGS SOLIDÁRIA À SOCIEDADE!