A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) foi recebida na terça-feira (19) pelo Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do RS, Coronel Cleber Valinodo Pereira e pelo SubComandante, Coronel Evaldo Rodrigues. O objetivo do encontro foi apresentar algumas demandas da associação, mas principalmente de quartéis do interior do Estado, e ainda dos Projetos de Lei que tramitam na Assembleia Legislativa e que dialogam diretamente com a Segurança Pública e o Corpo de Bombeiros.

“Conversamos sobre os Projetos de Lei que se encontram na Assembleia Legislativa e que afetam diretamente o Corpo de Bombeiros, esclarecemos algumas dúvidas e embora algumas convergências alinhamos nosso pensamento com o do Corpo de Bombeiros do Estado”, disse o coordenador geral adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, ressaltando que a associação também serve como braço e instrumento de diálogo entre o Corpo de Bombeiros e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Guarda-Vidas e liminares

Durante a reunião a ABERGS solicitou atenção do Comando as diárias dos Guarda-Vidas, para que estes militares não sejam ainda mais prejudicados, visto que assim como todo funcionalismo estão recebendo seus salários de forma parcelada. A associação foi informada que já foram adotados todos os procedimentos legais e encaminhados a Secretaria da Fazenda, para que os pagamentos sejam realizados em dia durante a Operação Golfinho.

Quanto as liminares, o Comando do Corpo de Bombeiros informou que está dando a devida atenção para que a situação dos Capitães e alunos Oficiais seja resolvida o mais rápido possível. O Comando está auxiliando estes militares visto que são de fundamental importância para a Corporação.

Cursos, educação à distância e convênio

Um dos pontos abordados durante o encontro foi os cursos de educação à distância que já estão sendo ou serão oferecidos aos militares bombeiros e bombeiras. Durante o SENABOM 2017 o Comando do Corpo de Bombeiros estreitou laços com o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia que já utiliza de forma eficaz este método de ensino.

Conforme o Coronel Cleber a metodologia à distância já está sendo utilizada pela Corporação e que bons resultados já estão sendo obtidos. Ainda conforme Cleber este tipo de curso faz com que o militar se dedique ainda mais do que a educação presencial, visto que exige mais disciplina e qualidade no tempo de estudo.

O Coronel disse ainda que estudos e proposições já estão encaminhados para que seja realizado um curso aproveitando o edital do próprio Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP), proporcionando habilitação mais rápida e de igual forma eficaz para aqueles que estão aguardando a realização do curso.

Na oportunidade foi relatado ao Comando que um convenio foi firmado neste mês de dezembro entre a ABERGS e a Faculdade SOGIPA de Educação Física, que possui interesse em estar próximo do Corpo de Bombeiros para a realização de trabalhos conjuntos direcionados a saúde física dos militares bombeiros e bombeiras do Estado.

Funções gratificadas

Também foi abordado pela ABERGS durante a reunião a questão das funções gratificadas no Corpo de Bombeiros, o que conforme o Comando do CBMRS a Secretaria de Segurança Pública irá refazer uma nova distribuição no Corpo de Bombeiros e Brigada Militar.

Quartel de São José do Norte

Também foi apresentado ao Comando a situação do quartel do Corpo de Bombeiros de São José do Norte, que atualmente trabalha em situações precárias. “Em nosso último roteiro visitamos o Quartel de São José do Norte e nos comprometemos em ajudar o efetivo daquela localidade que hoje trabalha em uma sala cedida pela Brigada Militar. Já existem recursos e todas as possibilidades para a construção de um quartel, e para isso precisamos apenas de alguns desbloqueios burocráticos”, disse o coordenador de secretariado da ABERGS, Tenente Coronel Alexandre Teixeira, ressaltando que o Comandante Cleber viu com bons olhos o apoio e empenho da ABERGS para resolver o quanto antes este problema.

Participaram da reunião o coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos; o coordenador geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco; o coordenador de secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixeira; e o coordenador adjunto de finanças, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva