Os Coordenadores Geral Adjunto, 1° Sargento Ubirajara Ramos e de Secretariado, Major Cristiane Nunes, da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, foram recebidos na manhã desta segunda-feira (2) pelo vice-governador e Secretário de Segurança Pública do RS, Ranolfo Vieira Jr. Entre as pautas tratadas estavam os 25 anos de serviço Militar, o chamamento dos Soldados e Capitães remanescentes, reajuste das diárias dos Guarda-Vidas, o Plano de Carreira Próprio para o Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS, entre outros.

Antes das pautas serem abordadas, o vice-governador mais uma vez declarou seus sentimentos devido ao falecimento dos dois Militares que tombaram no incêndio da Secretaria de Segurança Pública, afirmando que não por este motivo, mas que o Governo do Estado deverá divulgar nas próximas semanas, importantes investimentos para todos os órgãos da Segurança Pública.

Durante a conversa, Ranolfo ressaltou que algumas pautas apresentadas já estão em andamento, como o chamamento dos suplentes Soldados e Capitães que já está em análise junto a Secretaria da Fazenda; o reajuste das diárias dos Guarda-Vidas, cuja última atualização foi realizada no ano de 2012; o reconhecimento dos Oficiais e Praças da Reserva como Bombeiros Militares, visto que este projeto não causa impacto financeiro para o Estado.

Além disso, o vice-governador informou que irá nomear interlocutor do governo para tratar junto da ABERGS proposta já existente para o Plano de Carreira Próprio do CBMRS, para que uma análise minuciosa seja realizada dentro das peculiaridades da Corporação e dentro daquilo que é viável para a aprovação da mesma.

Os Coordenadores abordaram ainda a questão dos vencimentos dos Alunos- Oficiais, que não estão de acordo com legislação; a continuidade dos Cursos de Ascenção, ressaltando que enquanto não há Carreira Própria, é preciso dar continuidade nos cursos sempre após a última promoção e apuração de vagas, bem como a necessidade de correção dos três níveis de soldados, que desprestigia a história do profissional, sugerindo-se a substituição por Soldado, Cabo e 3 Sargento, como já ocorre nas demais instituições militares do Estado.

Os Coordenadores da ABERGS avaliaram como positiva a reunião, visto que alguns assuntos pendentes foram abordados diretamente pelo vice-governador que apresentou os encaminhamentos que já foram dados.

Veja a fala do Coordenador Geral Adjunto clicando AQUI .