A ABERGS juntamente com a Comissão Estratégica Permanente, formada pelas entidades ABAMF, ASSTBM, AOfSBM e FERPM, apresentou na cidade de Erechim no Salão de Atos da Universidade Regional Integrada-URI, o Esboço do Ante- Projeto de Lei que trata do novo Plano de Carreira dos Militares Estaduais. A ABERGS, antes da apresentação, fez questão de frisar, como fora feito em outras audiências públicas, que seu principal objetivo é a independência do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, o trabalho está sendo realizado desde 2008. O projeto para a concretização deste pleito vem sendo discutido com o Comando da BM e o Governo Estadual, bem como com os parlamentares estaduais e federais.A apresentação do novo Plano de Carreira que contempla Bombeiros e Policiais, de Praças à Oficiais fez com que os presentes de diversas regiões esclarecessem suas dúvidas, bem como dessem sugestões que se somaram na finalização do projeto.
A dinâmica de apresentação seguiu os padrões democráticos de todas as Audiências Públicas, onde todos os presentes tinham uma média de tempo igual para realizar os questionamentos, no qual foram gravados e anotados para finalização do relatório da Subcomissão de Serviços Públicos que trata do tema.
Esteve presente o deputado Altemir Tortelli, representações dos deputados Ronaldo Santini e Gilmar Sossela, Secretaria Municipal de Segurança além do prefeito e diversas outras autoridades locais. A audiência contou com delegações das cidades de Ijuí, Mariano Moro, Gaurama, Jacutinga, Áurea, Passo Fundo, Getúlio Vargas e Nonoai.
Também, se fez presente a Associação dos Acidentados da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul-ABASPE, que esta trabalhando em conjunto com todas as entidades em um projeto já encaminhado para readaptação dos Servidores acidentados, bem como a Associação dos Policiais da Brigada Militar de Ijuí-APBMI, que desde o primeiro momento atuou na construção deste anteprojeto no qual foi discutido com as lideranças de todas as entidades, votado democraticamente para que assim fosse levado ao conhecimento do efetivo para posteriores apreciações.
A ABERGS ainda frisou que independente da discussão do Plano de Carreira esta continuamente em conjunto com as demais entidades discutindo a questão salarial, bem como outros temas de extrema relevância como vale-refeição, RDBM e Estatuto. Ainda salientou, que os Oficiais Superiores já foram convidados para a discussão e devem participar dela para de fato construirmos uma instituição organizada, forte e justa para os servidores, Estado e principalmente para a sociedade.
Salientamos que outras reuniões ainda acontecerão no interior no Estado, porém todos devem se fazer presentes para a última e decisiva Audiência Pública que acontecerá no dia 05 de julho na Assembléia Legislativa.
Ao final da apresentação, as entidades foram aplaudidas de pé e elogiadas pelo trabalho em conjunto que visa a verdadeira valorização dos militares estaduais.