Os coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) e bombeiras que fazem parte do grupo de trabalho e elaboração do encontro, apresentaram nesta segunda-feira (10), ao Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RS (CBMRS), Coronel Adriano Krukoski, o programa previsto para o 1º Encontro Estadual de Bombeiras Militares do RS.

A proposta apresentada na sede da ABERGS pela Soldado Liziane Ribeiro Bacchi, compreende em dois dias de encontro técnico, onde as bombeiras terão a possibilidade de ouvir mulheres especializadas em diversos assuntos, unindo técnica e políticas públicas voltadas para o empoderamento da mulher bombeira. Acompanhou a apresentação a Capitã Biane da Silva Rodrigues e a Soldado Thais dos Santos Vargas Daguerre (CEBS), que também colaboraram junto de outras militares na elaboração do projeto.

O Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Krukoski, aprovou o projeto, destacando que o Comando fará o possível para colaborar com a execução do mesmo. Krukoski disse ainda que levará o projeto ao Secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, apontando a necessidade e importância de um encontro como este, voltado as mulheres bombeiras do Estado. Esta foi a primeira visita do Comandante do CBMRS a entidade representativa dos bombeiros militares, após a aprovação das leis que estruturam o Corpo de Bombeiros do RS.

Para o coordenador de secretariado da ABERGS, Tenente Coronel Alexandre Teixeira, que acompanhado do coordenador adjunto de finanças, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski, faz parte do grupo de trabalho das mulheres representando a ABERGS, o encontro inédito marca o Outubro Rosa, o aniversário da ABERGS, mas fundamentalmente de reconhecimento do trabalho destas mulheres. “O mês de outubro, quando será realizado o encontro, é marcado por inúmeras datas representativas, o que destaca nosso objetivo de valorização do trabalho da mulher bombeira, proporcionando conhecimento, debate e fundamentalmente valorizando estas mulheres que representam a força da mulher”, disse.

“As mulheres são minoria nos Batalhões, mas são fundamentais em todos os setores e nem sempre são valorizadas pelo trabalho que desempenham. O encontro, pensado e planejado por elas, terão os homens como coadjuvantes, e nós já estamos orgulhosos em fazer parte deste dia inédito para as bombeiras do Rio Grande do Sul”, destacou o coordenador Henrique, que como representante da ABERGS é responsável pela infraestrutura do evento.

Reuniões para definir a programação ainda estão sendo realizadas, e assim que a programação e data de início das inscrições estiverem confirmadas, serão divulgadas nas redes da ABERGS.

Participaram da apresentação o Coordenador Geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos; coordenador geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco; de secretariado adjunto, Soldado Nélvio da Silva Rodrigues; e coordenador de finanças, Soldado Eduardo Dellagnese de Aguiar.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva