A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) esteve na tarde da terça-feira (7) na Assembleia Legislativa e dentre as atividades que participou reuniu-se com o deputado estadual, Ronaldo Santini. O objetivo foi apresentar ao deputado uma proposta de emenda ao projeto de legislação estruturante do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), que trata da extinção de 810 cargos de 3º Sargento.

A ABERGS já havia conversado com o secretário de segurança do RS, Cesar Schirmer, que declarou que a extinção dos cargos não reflete em economia para os cofres do Estado. “A proposta da ABERGS é que estes cargos se mantenham na nova corporação Corpo de Bombeiros Militar, visto já existir uma lei vigente ao qual determina que os cargos após a promoção dos 3º Sargentos, serão convertidos em 2º, 1º Sargentos e 1º Tenente”, disse o coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos.

O coordenador geral da ABERGS, esclarece que a solicitação tanto da Associação quanto do Comando do Corpo de Bombeiros é que os 3º Sargentos, se mantenham neste posto. "A proposta é que após o Corpo de Bombeiros estruturado se mantenha um cronograma para se promover todos os 3º Sargentos e aprovados do Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP), a partir de um calendário que já está sendo elaborado pelo CBMRS", disse. 

Além disso, no ano de 2012, Ronaldo Santini, e a representante da Casa Civil, Mari Peruzzo, encaminharam um projeto que aumentava as vagas de 3º, 2º e 1º Sargento, visando dar fluidez na carreira do Corpo de Bombeiros. Este projeto que foi apresentado para a Assembleia Legislativa no governo passado, foi votado de maneira unanime, onde muitos deputados hoje da situação, explanaram a importância do aumento de vagas no Corpo de Bombeiros.

“Sendo assim, a ABERGS entende que seria mais justo manter as atuais vagas para que futuramente o Corpo de Bombeiros venha definir sua melhor estrutura, visto já existir uma legislação vigente que trata da conversão das vagas de 3º Sargento”, destacou Ubirajara.

Também participou da reunião, o coordenador geral adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco.

Fonte: Assessoria ABERGS, Daiane Roldão da Silva