Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) apresentaram na terça-feira (9) ao Comando do Corpo de Bombeiros do RS (CBMRS) sugestões para o provimento total dos cargos de 2º Sargento. Atualmente são 735 vagas em aberto que deverão ser providas pelos aprovados do último processo seletivo, representado 30% por merecimento e 70% por antiguidade, do edital nº 020/CTSP/2016.
O coordenador de finanças adjunto, responsável por fazer a apresentação, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski, destacou que o foco foi apresentar ao Comando do CBMRS um estudo sobre o preenchimento das vagas para 2º Sargento. “Hoje a ABERGS mostrou as possibilidades de se fazer a qualificação do pessoal que já exerce a função de 2º Sargento, e promover eles as vagas que já existem e não estão sendo ocupadas. Mostramos que pode ser exequível, até porque existe uma portaria da Secretaria de Segurança Pública do Estado que estabelece que a instituição deve propiciar cursos a distância para que o efetivo possa se qualificar e preencher as vagas existentes, motivando e dando gás aqueles que estão aguardando as vagas que devem ser preenchidas”.
Conforme o Comandante do CBMRS, Coronel Adriano Krukoski, o Estado Maior deverá se reunir e avaliar o que é possível e viável fazer ainda este ano, visto que este é um anseio da tropa. “Vamos avaliar o que é possível agora e também fazer uma projeção para os demais anos. Precisamos visualizar o que é possível, inclusive pelo espaço dos batalhões, na própria academia de bombeiros. Outra questão é que daqui um mês estaremos totalmente separados da Brigada Militar, com inúmeras missões e funções, e este é mais um estudo que devemos fazer para esta nova Instituição”, disse Krukoski.
O Comandante destacou que hoje depende do Departamento de Ensino e do Comando da Brigada para aprovar qualquer questão ligada aos Bombeiros. “Hoje eu não tenho como me posicionar, mas com certeza com a separação muito em breve, poderemos estudar tudo o que foi apresentado e tomar todas as decisões em prol dos bombeiros militares, das estruturas, melhorando ainda mais o serviço para a população”, afirmou.
Para o coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, o objetivo da apresentação foi contemplar a demanda dos associados, soldados e 3º Sargentos, que foram aprovados e estão no critério de antiguidade. “Realizamos um trabalho técnico construído com Praças e Oficiais, ouvindo os servidores de todo Estado. A apresentação hoje realizada foi bem recebida pelo Comando, e certamente depois de avaliada será apresentado um parecer para a Associação. Sabemos que existem obstáculos, visto as leis que ainda precisam ser aprovadas para a desvinculação total dos Bombeiros da Brigada Militar, mas avaliando o todo foi uma apresentação muito bem aceita, e na história da Corporação é a primeira vez que um trabalho foi construído entre a entidade, Comando do Corpo de Bombeiros e a Academia de Bombeiros Militares do RS”, destacou Ubirajara.
O Comandante da Escola de Bombeiros, Major Romeu da Cruz Neto, afirmou que é de extrema importância a proposição da ABERGS, para melhor agilizar e otimizar o tempo da qualificação dos servidores. “A academia com certeza irá analisar cada ponto ao lado do Comando, ver o que já se pode implementar dentro dos recursos de pessoas, mas principalmente da legislação que está em vigor. A aprovação das leis que dão autonomia total ao Corpo de Bombeiros são fundamentais para se implementar novas ideias, mas o que pudermos adiantar o Comando a e a Academia irão acolher e colocar em prática, ou também começar a se preparar para que num futuro próximo possamos fazer isso, e fazer um Corpo de Bombeiros melhor para a sociedade gaúcha”, afirmou Romeu.
Participaram da apresentação o coordenador geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Carlos Franco da Silva; de secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixeira Santos; adjunto de secretariado, Soldado Nélvio da Silva Rodrigues; e o coordenador de finanças, Soldado Eduardo Dellagnese de Aguiar.
Veja clicando AQUI a apresentação feita para o CBMRS.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva