Os Coordenadores Geral e Geral Adjunto da Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, 1º Sargento Jeferson França e 1º Tenente Mateus Bordignon, participaram de uma importante reunião com o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS - CBMRS, para tratar de temas importantes que ainda estão pendentes e já haviam sido encaminhados para a instituição.

LEI ORGÂNICA NACIONAL

Sobre as discussões da aplicação da Lei Federal 14.751/2023 (Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares), durante a reunião foi questionado como está o andamento do Grupo de Trabalho (GT), proposto pelo Governo do Estado para tratar da implementação da nova legislação, fundamental para a carreira dos bombeiros militares.

O Comandante-Geral Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, confirmou que a ABERGS estará no grupo de trabalho, conforme determinação do Secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, e que logo começarão os trabalhos, através de portaria e nomeação de membros para está construção.

Este é um passo fundamental para garantir que os interesses dos bombeiros militares sejam respeitados e que a transição para as novas normas ocorra de maneira justa e organizada, ratificou o Comandante.

PROMOÇÕES DO CTSP E CBA

A ABERGS levou ao Comandante-Geral uma questão crucial, que é o andamento das promoções dos formandos dos cursos de CBA e CTSP. Segundo a entidade, essas promoções deveriam ter ocorrido imediatamente após o término dos cursos, uma vez que há vagas disponíveis e a medida não geraria custos adicionais ao Estado. O Comandante assegurou que o quadro de acesso está pronto, dependendo apenas da autorização do Governo para que as promoções sejam efetivadas.

A ABERGS reafirma o seu compromisso na busca de respostas junto à Casa Civil, com o objetivo de que essas promoções aconteçam até o final do ano, beneficiando assim os profissionais que aguardam merecidamente esse reconhecimento.

PME

Outro tema discutido foi a questão da equalização da remuneração dos militares que reingressaram no Programa Mais Efetivo- PME que hoje encontram com vencimentos diferenciados entre seus pares, para desempenho de mesma função.

A ABERGS está empenhada em resolver esta distorção, buscando uma remuneração justa e equitativa para todos.

Com essas ações, a ABERGS reforça seu papel de defensora dos direitos e interesses dos bombeiros militares, sempre lutando por uma carreira valorizada e por melhores condições para a categoria. Seguimos firmes, unidos e atuando de forma estratégica para garantir que cada um de nossos colegas seja devidamente reconhecido e respeitado.

Contamos com o apoio de todos! Sigam nossas redes sociais e baixem o aplicativo para acompanhar as notícias na palma da sua mão.


ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!