A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) e Capitães do Corpo de Bombeiro Militar do RS estiveram na terça-feira (2) e quarta-feira (3) com o presidente do PDT e líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais Gilmar Sossella e Aloísio Classmann. O objetivo da reunião com os deputados foi tratar dos PLCs 278 e 279, que encontram-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde o líder da bancada do PDT, também é membro.

Os coordenadores geral e adjunto da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, e o Tenente Coronel Ederson Franco, destacaram a extrema necessidade para que os projetos sejam apreciados e votados o quanto antes, para que assim de forma definitiva possa se dar sequência a estruturação do Corpo de Bombeiros. Também foram tratadas as emendas relativas aos projetos, especificamente a que trata dos capitães do Corpo de Bombeiros, que encontram-se com medida judicial para exercer suas funções.

Para Sossella é extremamente necessária a aprovação destes projetos. Conforme os coordenadores da ABERGS, o deputado comprometeu-se em articular e pressionar os deputados para que os projetos sejam aprovados na CCJ e em seguida levado ao Plenário. O coordenador Ubirajara disse que Sossella sabe da importância da aprovação dos projetos visto ter sido presidente da Assembleia Legislativa no ano de 2014, quando o Corpo de Bombeiros se emancipou a partir da Emenda Constitucional 67.

O deputado estadual, Aloísio Classmann (PDT) destacou que também irá colaborar para que a votação dos projetos em Plenário sejam realizadas o mais rápido possível. “O trabalho do Corpo de Bombeiros é fundamental para a sociedade gaúcha, sabemos que inúmeras atividades burocráticas e administrativas serão facilitadas com a aprovação das leis complementares, e irei me dedicar para que isso aconteça o quanto antes”, disse.

A ABERGS tem realizado quase diariamente reuniões com diversas lideranças políticas, com o objetivo de garantir os direitos constitucionais do bombeiro militar. Seja no Poder Legislativo ou Executivo, a ABERGS prioriza o diálogo para que os serviços prestados à população gaúcha sejam sempre de excelência, apesar das dificuldades diárias enfrentadas pelos Pelotões de todo o Estado.

O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 278, dispõe sobre o período e regras de transição com vista à estruturação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul, e o PLC nº 279, fixa o efetivo da Corporação.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva