A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, celebrou na quinta-feira (5), segundo dia do XXI Seminário Nacional de Bombeiro - SENABOM, 15 anos, consolidando-se como a maior entidade representativa de bombeiros militares, Oficiais e Praças do Brasil, considerando o número de efetivo na ativa e o número de associados, entre eles também veteranos.
Durante as atividades do segundo dia do XXI SENABOM, destacaram-se algumas atividades, como a reunião dos Comandantes-Gerais, a competição Bombeiro de Aço, a continuidade da competição de Salvamento Veicular, certificação de cães, e ainda a Fire Fest, evento que ocorreu na arena do SENABOM, onde a ABERGS celebrou 15 anos e a LIGABOM, 20 anos de atividades em prol dos bombeiros militares.
O secretário de segurança pública, Sandro Caron, que participou da reunião dos Comandantes-Gerais, visitou o estande da ABERGS, acompanhado do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, ressaltando que a entidade foi fundamental para a realização do seminário que reúne mais de dois mil bombeiros militares de todo o país. “Parabenizo a ABERGS pelos 15 anos, e destaco que esse é o nosso objetivo, estarmos unidos, em prol de um Corpo de Bombeiros forte, consolidado, que preste cada vez mais serviços de excelência para a sociedade gaúcha”, disse Caron.
Além disso, a ABERGS continua associando bombeiros militares do RS, e como associado conveniado, militares de outras regiões, já que os benefícios nacionais e internacionais disponibilizados pela associação podem ser utilizados além das fronteiras do Rio Grande do Sul.
Finalizando o dia, o Coordenador Geral Adjunto da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, durante a sua fala na abertura da Fire Fest, atividade que celebrou os 15 anos da entidade, afirmou que a associação é uma entidade democrática. “Contemplamos do Soldado mais moderno ao Coronel mais antigo, nestes 15 anos de muitas conquistas, glórias, muitas com dificuldades, nunca deixamos de lado a força que nos faz bombeiros, tornando a ABERGS uma entidade forte, de credibilidade, de respeito reconhecida pelos poderes, e que ajudou muito a instituição CBMRS”, disse, reforçando que são os associados que fortalecem a associação.
Atuação dos Coordenadores da ABERGS
Entre tantas atividades, o Coordenador de Finanças Adjunto da ABERGS, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski, apresentou o Instituto Cultural 2 de Julho, que tem por objetivo a preservação do patrimônio imensurável do CBMRS, que é sus história.
Por sua vez, o 2º Sargento Jeferson França, Coordenador Regional do Litoral Norte, realizou apresentação no 1º Simpósio de Integração em Segurança Contra Incêndio, com o tema “Um estudo comparativo entre as normas dos Corpos de Bombeiros Militares da Região Sul do Brasil no que tange às edificações tombadas e históricas”.
Os demais coordenadores, estão todos atuando na apresentação da entidade, participando de palestras, contribuindo para a confirmação de novos associados, assim como agregando conhecimento para que possam compartilhar com demais bombeiros militares e associados que não puderam participar do seminário.
Acesse a galeria de imagens, clicando AQUI.
Acesse as entrevistas, clicando AQUI.
Imagens: Wilson Gênes Cardoso
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!