Celebramos no dia 1º de março a data de criação do 1º Corpo de Bombeiros de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, fundado no ano de 1895.

De lá para cá são 123 anos desde a criação na época da “Companhia de Bombeiros de Porto Alegre”, com características militares, veículos movidos à tração animal e administrada pelo próprio município, que cobrava uma taxa juntamente com os impostos do comércio, da indústria e proprietários de imóveis, além de auxílio da Intendência Municipal e das Companhias Seguradoras contra o fogo.

Em 1895 a Companhia contava apenas com um efetivo de 17 homens. Estruturava-se em 1ª Seção de Incêndio, localizada na Rua Jerônimo Coelho, em Porto Alegre e 2ª Seção de Incêndio, localizada na Praça Rui Barbosa, no Centro de Porto Alegre. Seu 1º Comandante foi o Sr. Norberto Garrido da Silva, nascido em Portugal, em 04/04/1843 e falecido em Porto Alegre 08/05/1911, sendo enterrado no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia, na atual Avenida Azenha, em Porto Alegre.

No decorrer dos anos, as denominações mudaram e diversos municípios do Interior do Rio Grande do Sul também começaram a contar com guarnições de bombeiros militares. Equipamentos e carros de tração motora foram adquiridos, os profissionais estão cada vez mais qualificados e preparados para a missão que sempre existiu, preservar patrimônios e salvar vidas.

A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) celebra por ter participado de diversas conquistas do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), tendo uma das mais significativas no ano de 2017, com a posse do 1º Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RS.

A foto histórica apresentada em nossa homenagem é do ano de 1913 quando o veículo chegou em Porto Alegre, e destaca o efetivo e o 1º veículo de Combate a Incêndio, o Mullang 01, que tem data de fabricação o ano de 1909.

Vida longa ao Corpo de Bombeiros Militar do RS!

 

Fonte: Informações históricas CBMRS