No dia em que foi celebrado o Dia Nacional do Bombeiro Militar - 2 de julho, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS - CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, instalou o Batalhão da Reserva Altiva da Corporação, com o objetivo de não só homenagear a memória viva da Corporação, como também valorizar os militares que contribuíram efetivamente e continuam contribuindo para o fortalecimento do CBMRS. 

A solenidade de instalação do Batalhão de Veteranos, aconteceu na sede do Comando, com a presença de milhares de pessoas que participaram do ‘CBMRS de Portas Abertas’, e que puderam acompanhar a entrega das boinas, que simboliza o grupo de veteranos hoje formado por mais de 70 militares, entre Oficiais e Praças. 

O Comandante do Batalhão da Reserva Altiva, o veterano Coronel Eviltom Pereira Diaz, destacou que a institucionalização por parte do Comando é um gesto extremamente importante para aqueles que dedicaram por anos suas vidas à Corporação. “Nosso objetivo é sempre manter viva a partir de nossas memórias as histórias do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, destas pessoas que com o seu trabalho ajudaram a tornar a Corporação reconhecida e respeitada”, disse. 

Eviltom ressaltou ainda, que as reuniões do Batalhão de Veteranos acontecem toda a segunda terça-feira de cada mês, na própria sede do Comando-Geral, e que todos os veteranos são bem-vindos. “Trabalhamos também em segmentos, pelo bem-estar daquele militar que entrou para a reserva e ainda se sente um pouco sem rumo. Nosso objetivo é valorizar a instituição, mas também cuidar daqueles que tanto fizeram por ela, para que não se sintam inválidos, e que a partir da sua experiência e histórias, possam continuar contribuindo”. 

A ABERGS reafirma todo seu apoio à instalação do Batalhão da Reserva Altiva do CBMRS, destacando que a história da Corporação é extremamente valiosa e que hoje também se dá a partir das memórias de bombeiros e bombeiras veteranos, que ainda podem ensinar muito aos que estão na ativa ou ingressando na Corporação, e ressalta que aguarda o encaminhamento por parte do governo, de legislação que está em construção, para que reconheça oficialmente os Militares Veteranos, como Bombeiros Militares, visto muitos não terem tido esta opção com o advento da emancipação em 2014.

 

Veja a reportagem clicando AQUI.


Vídeo e imagem: Wilson Genês Cardoso 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!