A ABERGS esteve reunida com a Casa Civil, com o objetivo de cobrar agilidade no encaminhamento das Legislações Estruturantes do Corpo de Bombeiros Militar (Lei de Transição, Lei de Organização Básica, Fixação de Efetivo, entre outras).

 

A reunião foi capitaneada pelo Chefe Adjunto da Casa Civil José Guilherme Kliemann, responsável pelo acompanhamento das legislações.

 

De acordo com Kliemann o objetivo do governo é estruturar uma corporação moderna e eficiente que atenda as demandas da sociedade e valorize a qualificação profissional dos servidores.

Em relação a morosidade no encaminhamento dos projetos  a Assembléia Legislativa, Kliemann informou que os mesmos encontram-se na Secretária de Segurança Pública para ajustes, visto exigências da Procuradoria Geral do Estado, ao qual encontra maiores problemas na criação excessiva de cargos.

 

Kliemann garantiu que o Corpo de Bombeiros terá sua estrutura antes de 02 de julho de 2016, Dia Nacional do Corpo de Bombeiros Militar.

 

Para a ABERGS a manutenção do diálogo com o governo foi positiva, devido o mesmo reconhecer o papel fundamental da entidade no processo de desvinculação da corporação.

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) desvinculou-se da Brigada Militar através da Emenda Constitucional N° 67 de 17 de junho de 2014, desde então a Corporação aguarda sua nova estruturação para melhor atender a sociedade gaúcha.