A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) participou na tarde desta quinta-feira (22), da Solenidade em comemoração ao 27º aniversário da Escola de Bombeiros e a instituição da Academia de Bombeiro Militar ao Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. A solenidade acompanhada por autoridades marcou mais um passo dado pela Corporação após a separação da Brigada Militar (BM).

O Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), Coronel Adriano Krukoski Ferreira, ressaltou a importância da solenidade para a corporação. “Para o Corpo de Bombeiros é mais um passo dado na emancipação da Brigada Militar, e para a história também é importante já que em 1989 se criou o Centro de Ensino em Instrução de Bombeiros, antes erámos apenas um centro, alguns anos depois passamos a ser escola e hoje atinge o ápice do ensino militar que é a Academia de Bombeiro, onde vamos formar desde o oficial ou especializar, cursos de gestão para os nosso Oficiais Superiores, até os soldados, tecnólogos, técnicos em segurança pública. Então hoje é um dia festivo, literalmente”, destacando ser esta mais uma conquista para o engrandecimento e a criação do Corpo de Bombeiros Militar.

Conforme Krukoski, depois da Lei de Organização Básica, a corporação já se estruturou em batalhões, comandos. “Talvez não se perceba a importância de uma Academia de Bombeiro. Talvez dos 27 Estados da União, apenas 10 tenham Academias, e nós aqui no Rio Grande do Sul felizmente já iniciamos os trabalhos com uma, o que é importantíssimo para este Corpo de Bombeiros”.

Para o coordenador geral da ABERGS, Ubirajara Pereira Ramos, a corporação vive a concretização de mais um sonho após a separação dos Bombeiros da Brigada Militar. “Neste momento em que a BM de uma maneira muito parceira passa a partir do Departamento de Ensino, a Escola de Bombeiros, para o Corpo de Bombeiros Militar, denominando-se assim Academia de Bombeiro Militar".

Ubirajara destaca ainda que atualmente há uma turma de 40 bombeiros já em formação, e que os 260 profissionais chamados após negociação da Comando do Corpo de Bombeiros, ABERGS e Casa Civil, terão formação de excelência voltada para a realidade do Bombeiro.

O Comandante Geral da BM, Cel QOEM Alfeu Freitas Moreira, destacou que o evento é simbólico pois é na Academia de Bombeiro que “nasce tudo”. Para o Cel Freitas, o aperfeiçoamento, a carreira de todo profissional da segurança pública inicia nas escolas. “Tenho certeza que é aqui na Academia de Bombeiro que os oficiais vão se aprimorar, os Praças vão se formar e este evento é importante porque as turmas se fortalecem. Este é um ambiente escolar que se leva para o resto da vida. É no dia do aniversário da Escola que instituímos com alegria a Academia de Bombeiro Militar”, disse.

 

Assessoria ABERGS