O coordenador geral adjunto da Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS), Tenente Coronel Ederson Franco, concedeu entrevista nesta quarta-feira (3) para a Rádio Jovem Pan News de Imbé, Litoral Norte do Estado.
Durante a conversa foram abordadas pautas como a situação do Corpo de Bombeiros após a desvinculação da Brigada Militar, o estado de suas leis e principalmente a 48ª Operação Verão, quanto as dificuldades com a falta de efetivo, guaritas desativadas, o trabalho dos Guarda-Vidas e o não pagamento das diárias deste efetivo.
Ederson destacou que efetivamente esta é a primeira Operação Verão que tem total responsabilidade do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, destacando o diálogo e empenho do Comando para que todo o efetivo seja assistido, embora todas as dificuldades de repasse enfrentadas pelo Governo do Estado. “Os guarda-vidas temporários em breve deverão iniciar os trabalhos, e hoje certamente estão fazendo falta justamente porque inúmeras guaritas estão desativadas, ou por falta de efetivo ou por falta da própria guarita”, disse.
O coordenador destacou ainda que os guarda-vidas de forma preventiva conseguiram realizar um ótimo trabalho durante os feriados das festas de final de ano, visto que embora o recorde de pessoas no litoral gaúcho, nenhuma morte foi apontada nos litorais norte e sul do Estado.
Esta é a segunda vez que a ABERGS participa de entrevista na Rádio Jovem Pan de Imbé, com o radialista Sandro Sauer, e agradece imensamente e oportunidade de divulgar o trabalho realização não só pela Associação, mas também pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, que vem dedicando todas as suas forças neste período de grande movimento das praias gaúchas.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva