Durante os dias 09 e 10 de maio, Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, estiveram em Brasília, no Senado Federal, participando de debates sobre a LOB Nacional 3045, Sistema de Saúde e Piso Nacional dos Bombeiros Militares, em workshop realizado pela Associação Nacional das Entidades Representativas dos Policiais Militares, Bombeiros Militares e Pensionistas de Militares Estaduais – ANERMB.

Os Coordenadores Geral Adjunto e Adjunto de Finanças, 1° Sargento Ubirajara Ramos e Tenente Coronel Henrique Ostaszewski, acompanharam durante os dois dias, proposições que são de extrema relevância para os Bombeiros Militares e Policiais Militares do Brasil, entre elas, o acompanhamento da LOB Nacional, que se encontra no Senado, após aprovação com ampla maioria na Câmara Federal, e hoje de relatoria do Senador Fabiano Contarato .

No primeiro dia de atividade, a ABERGS ouviu o presidente da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado do Mato Grosso do Sul – CASSEMS, Ricardo Ayache, que fez uma apresentação sobre o sistema de saúde do Estado. Pauta, que conforme os coordenadores da ABERGS veio acalhar justamente pelos debates que hoje acontecem no Rio Grande do Sul, relação a crise vivida no IPE Saúde.

Nesta quarta-feira (10), foram abordadas pautas extremamente importantes, e talvez as mais relevantes do encontro, que foi a Lei Orgânica Básica - LOB, onde o Coronel Elias Liller, o Sargento Kalyl Moraes Aquino e o próprio Senador Relator da LOB, Fabiano Contarato, falaram sobre a padronização das carreiras e a possibilidade de uma série de normativas fortalecendo as instituições em prol da sociedade.  

“Buscamos debater os projetos de relevância para os bombeiros militares, dialogar com os senadores, parlamentares, autoridades e entidades representativas de militares de outros Estados, como o Cel. Müller da FENEME, o Senador Marcos Do Val, a ABMES e o Clube de Bombeiros do Distrito Federal, para que juntos possamos pressionar, subsidiar e construir políticas que fortaleçam os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil e garantam os direitos adquiridos destes Oficiais e Praças de todas as regiões”, disse o Coordenador Geral Adjunto da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos.

Na ocasião a ABERGS entregou ao Senador relator do PL 3045, subsídios para assessorar o seu parecer como ratificando o apoio da ABERGS na integralidade do projeto aos moldes como já foi aprovado na Câmara Federal, para que assim os bombeiros militares tenham todas as suas atribuições regulamentadas no Brasil, assim como a padronização na Carreira a nível nacional, que já é semelhante aos moldes apresentados pela ABERGS e de conhecimento do Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, que implementou modelo semelhante no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Por fim, o workshop tratou sobre o Piso Nacional dos Militares Estaduais, onde a Cabo Karla Cristina, o Cabo Alaíce Gomes dos Santos e o Deputado Federal Capitão Augusto, ressaltaram que assim como outras profissões já obtiveram êxito na aprovação de um piso nacional, essa é uma discussão que deve ser consolidada e brevemente apresentada pelos parlamentares.

A ABERGS ao se despedir dos dois dias de trabalho intenso no Senado Federal, está ainda mais certa da importância de uma representação no Congresso Nacional para defender os direitos dos militares do RS e do Brasil.

 

Veja a fala do Coordenador Geral Adjunto, 1º Sargento Ubirajara Ramos, clicando AQUI

Veja fala do Coordenador Adjunto de Finanças, Ten.Cel. Henrique Ostaszewski, e do Cel. Müller da FENEME, clicando AQUI.

Veja fala do Coordenador Adjunto de Finanças, Ten.Cel. Henrique Ostaszewski, e do Cel. Luciano, Comandante Geral da PM do Acre, clicando AQUI.

 

  

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!