Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, 1° Sargento Ubirajara Ramos e 2° Sargento Nelvio Rodrigues, reuniram-se nesta terça-feira (05), com o líder do governo, deputado estadual Mateus Wesp, para tratar sobre o PLC 468/21, que trata sobre a modernização de carreira da Brigada Militar.

Durante a conversa, os coordenadores solicitaram que o deputado cobre um parecer do Governo do Estado sobre as 810 vagas de 3° Sargento e sobre a emenda proposta pela ABERGS para este projeto.

O projeto em questão trata das conversões de 3° Sargento para os cargos de 2° e 1° Sargento, e 1° Tenentes. Sendo que na Brigada Militar, existem cinco mil cargos de 3° Sargentos para serem convertidos; e no Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS, não existe ao menos na Lei de Fixação de Efetivo, o cargo de 3° Sargento que foi extinto.

Caso as vagas sejam direcionadas ao CBMRS, elas serão convertidas em 70% para os cargos de 2° Sargento, 20% para os Cargos de 1° Sargento e 10% para os cargos de 1° Tenente, garantindo anualmente os cursos de CTSP e CBA, não para todas as vagas, mas no mínimo 20% das existentes, como prevê o governo.

A ABERGS defende também que todas as vagas sejam preenchidas e não somente os 20% que o governo deseja.

Outro grande prejuízo, será o aumento de interstícios de 4 para 8 anos, de 2° para 1° sargento.

A ABERGS, no entanto, propõe que exista um artigo no projeto, ressaltando que enquanto o CBMRS não possui a sua legislação ele irá utilizar a mesma da Brigada Militar, até construir a sua carreira, proposta alinhada com o projeto nacional, projeto este, onde todas as entidades de Praças e Oficiais do RS, também defendem.

Sobre o ingresso com nível superior e correção do interstício, a ABERGS aguarda uma emenda do governo, visto não constar tal proposição no projeto e que só poderá ser feita no dia da votação exclusivamente pelo executivo.


Veja clicando AQUI a fala do Coordenador Geral-Adjunto da ABERGS, 1° Sargento Ubirajara Ramos.

Veja AQUI o PLC 468/21

 

 

ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!