Os Coordenadores Geral Adjunto e de Secretariado da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, 1° Sargento Ubirajara Ramos e a Major Cristiane Nunes de Oliveira, reuniram-se na segunda-feira (15), com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS, Coronel César Eduardo Bonfanti, com o objetivo de dar continuidade na pauta que discute a prioridade de vacinação contra a Covid-19, de todos os Bombeiros Militares do Estado.

O Comandante destacou que está atento e buscando diretamente que todos os integrantes da Corporação sejam vacinados, visto que o Corpo de Bombeiros e outros órgãos da Segurança Pública atuam 24h em proteção da sociedade mesmo com o advento da pandemia. Bonfanti disse que o diálogo está sendo construído junto ao Poder Executivo, para buscar alternativas, visto que o Estado ainda não adquiriu a vacina, mas está em tratativas para a compra.

Coronel Bonfanti ressaltou ainda, que está em contato permanente com o Conselho Nacional de Comandantes Geral e a Liga Nacional de Bombeiros Militares, onde já foi encaminhado ofício com informações técnicas para o Ministério da Saúde sobre a necessidade de prioridade na vacinação, que colocou em 19° lugar os agentes da Segurança Pública no rol das prioridades.

A articulação de todos os Bombeiros do Brasil acontece junto à União, que detém o poder de distribuição das vacinas para os Estados e Municípios. O Comandante Geral do CBMRS, destacou que neste momento é fundamental o papel da ABERGS, entidade que representa Oficiais e Praças do CBMRS, para auxiliar nesta demanda.

A ABERGS já protocolou documentos junto à Secretaria de Saúde e Segurança do Estado, assim como com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul - FAMURS, para que os Bombeiros Militares sejam vacinados, visto que a maioria dos Corpos de Bombeiros Militares locais atendem diversos municípios ao redor, e um surto de Covid-19 neste momento fecharia as unidades, deixando desprovido de atendimento pré-hospitalar, de prevenção, resgate, combate a incêndio, entre outras atribuições da Corporação, a população gaúcha.