Com o objetivo de trocar experiências, mas fundamentalmente conhecer a realidade de bombeiros militares de outros Estados do país, a Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS), representada por diversos coordenadores, participa do XVII Seminário Nacional de Bombeiros, que ocorreu de 08 a 10 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa. Além disso, uma das principais pautas abordadas durante as rodas de conversa foi a possibilidade de construção de uma Federação que represente os bombeiros militares de todo o país.

“Tratamos sobre diversos assuntos durante as nossas conversas, como a realização e emprego dos cursos de Educação à Distância nas Corporações de outros Estados, plano de carreira, entre outros assuntos. Apresentamos a situação do Rio Grande do Sul, e conhecemos a realidade de bombeiros de praticamente todos os Estados, onde juntos demos um passo importante, realizando a primeira reunião para tratar sobre uma Federação representativa de associações de todos os Estados e assim termos uma inserção em âmbito nacional”, disse o coordenador geral adjunto da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco.

“Somos hoje no SENABOM a única entidade representativa apenas de Bombeiros Militares, sendo que a maioria das que hoje aqui estão integram bombeiro e polícia militar. Uma realidade bem diferente da do Rio Grande do Sul, que a pouco tempo conquistou sua tão sonhada independência. Hoje firmamos parcerias e desafios, e um deles é a criação de uma Federação Nacional de Bombeiros, acreditamos que esta construção poderá nos levar muito além no que diz respeito as conquistas das Corporações de todo o país”, destacou o coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos.

A Tenente Coronel Camila Gomes, de Alagoas, que a pouco tempo palestrou no I Seminário de Bombeiras Militares do RS, e no Brasil é a única mulher vice-presidente de uma associação de bombeiros militares, estando a frente da Associação de Bombeiros Militares de Alagoas (ABMAL), também participou da reunião para tratar sobre a Federação. De Alagoas também participaram da reunião o diretor administrativo da ABMAL, o Cabo Anderson Carlos Pirez Santos Souza; e o vice presidente do Conselho Fiscal, Cabo Ewerton Lima Firmino.

Além disso, a ABERGS realizou conversas com bombeiros do Amapá, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Paraíba, Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, entre outros, estreitando os laços e fortalecendo a troca de experiências e possíveis intercâmbios entre os Estados. “Um Estado aprende com a expertise ou dificuldade do outro, um auxilia o outro, ensina para o outro, essa é a essência do Bombeiro Militar, auxiliar o próximo, e certamente voltaremos para o RS não só com as energias renovadas, mas com muita bagagem para compartilhar”, destacou o coordenador Ubirajara Ramos.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva