Com o objetivo de solicitar a votação dos Projetos de Lei Complementar (PLC) 278 e 279, que estruturam o Corpo de Bombeiro Militar do RS (CBMRS) nesta terça-feira (13) pela Assembleia Legislativa (AL), a Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS), acompanhada do Comando do CBMRS e do deputado estadual, Bombeiro Bianchini foram recebidos nesta segunda-feira (12) pelo secretário chefe da Casa Civil, Fábio Branco. Durante a reunião o governador, José Ivo Sartori foi até a Casa Civil cumprimentar os presentes.
O objetivo da reunião foi solicitar que o secretário oriente a base do governo na Assembleia Legislativa para que os projetos sejam votados, visto que são de fundamental importância para a Corporação e também para a população. “Solicitamos que o secretário dialogue com os deputados da base, solicitando que os projetos sejam votados nesta terça. Já conversamos com os líderes e de forma unânime todos entendem que o projeto beneficia a todo o Rio Grande do Sul”, destacou o coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos.
Ainda conforme o coordenador, dia 17 de junho o Corpo de Bombeiros fará três anos de sua emancipação e para a votação desta terça-feira, bombeiros de todo Estado deverão acompanhar no Plenário. “A expectativa é grande para todos da Corporação que sonham com a chegada deste dia”, afirmou Ubirajara.
O Comandante do CBMRS, Coronel Adriano Krukoski, falou sobre a expectativa da Corporação quanto a votação. “Estamos acreditando que amanhã nossos projetos poderão ser votados, com negociação das emendas para que nada atrase os projetos, para que possamos dar mais este passo histórico com a separação e emancipação da Brigada Militar”.
Para o deputado Bombeiro Bianchini (PPL) o trabalho efetivo realizado principalmente junto aos líderes da base do governo praticamente está todo costurado. “Buscamos o apoio do secretário da Casa Civil para que oriente a base do governo para que se possa buscar este grande entendimento para terminar com a preocupação e anseio de separação dos Bombeiros da Brigada Militar. Nosso temor e o que vamos defender amanhã no Colegiado de Líderes é para que a votação das leis dos bombeiros ocorra antes das duas PECS que já estão previstas e que trancam toda votação da AL”, afirmou o deputado.
O secretário Fábio Branco colocou-se à disposição da Associação e disse que irá conversar com o deputado Gabriel Souza (PMDB), líder do governo na AL sobre a pauta requerida na reunião. “Não posso me envolver em questões técnicas referentes a Segurança Pública, as demandas em relação a isso devem passar primeiramente pelo secretário de segurança Cesar Cezar Schirmer, porém dentro da gestão governamental farei tudo o que está ao meu alcance. As portas da Casa Civil sempre estarão abertas para a ABERGS e para o diálogo com todas as entidades”, ressaltou Fábio.
O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 278, dispõe sobre o período e regras de transição com vista à estruturação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul, e o PLC nº 279, fixa o efetivo da Corporação.
Da ABERGS, estavam presentes o coordenador geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco; o coordenador de Secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixeira; e o coordenador adjunto de finanças, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski.
Veja o VÍDEO com a fala do Coronel do CBMRS, do coordenador geral da ABERGS e do deputado estadual clicando AQUI
Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva