A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) junto com a Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (ABAMF) e a Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM) entregaram nesta quinta-feira (27) um documento conjunto ao deputado estadual e líder do governo na Assembleia, Gabriel Souza, solicitado pelo próprio deputado e o presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto, durante reunião na terça-feira (25). O ofício apresenta o posicionamento dos militares no que tange o PLC 243, que trata de alterações do estatuto dos militares estaduais.

Conforme o coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, a entrega foi um repúdio a proposta apresentada e argumentos que pediam manutenção e melhoria do estatuto. O deputado Gabriel Souza, conforme já havia se comprometido, tirou o caráter de urgência do PLC 243 na votação da terça-feira (25).

Ainda durante a reunião, a ABERGS levantou o pleito sobre os capitães do Corpo de Bombeiros, que encontram-se com medida judicial para exercer suas funções. Um dossiê foi entregue ao deputado, onde é possível observar os pontos positivos da manutenção destes servidores na Corporação, visto que os mesmos já fazem parte da força em torno de 15 e 20 anos. “São militares de extrema importância para o desenvolvimento do Corpo de Bombeiros e manutenção do Estado, visto que hoje são responsáveis pela prevenção de incêndio em diversos municípios”, destacou Ubirajara.

O deputado Gabriel Souza comprometeu-se ressaltando que na terça-feira, 9 de maio, havendo quórum na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), irá apresentar o parecer favorável aos PLC 278 e 279 de relatoria do deputado Elton Weber, para que seja votado na comissão e o quanto antes levado ao Plenário para votação.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva