Os Coordenadores Geral e Geral Adjunto da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco e 1° Sargento Ubirajara Ramos, estiveram na tarde desta segunda-feira (19), no gabinete do deputado estadual Dr. Thiago Duarte, com o objetivo de dialogar sobre as proposições do parlamentar referentes ao PLC 259/23, que trata da reestruturação do IPE Saúde.
O deputado, que é presidente da Subcomissão de Reestruturação do IPE Saúde, frente a ABERGS e demais representantes de entidades, se comprometeu em retirar a emenda de número três, que ampliava a coparticipação em 50% nos exames e consultas e outros procedimentos, levando em consideração o argumento das entidades, de que a emenda seria prejudicial aos servidores públicos.
Durante toda a conversa o deputado se demonstrou favorável a construção de algo que seja favorável para todos. Ainda durante o diálogo, a ABERGS e demais entidades propôs como texto de emenda uma proposição que busca a isenção do IPE, para os servidores que passarem para a reforma, aposentadoria ou reserva decorrente de acidente de serviço, sejam isentos então de contribuição, visto que é durante o período de serviço que o IPE RS é mais utilizado pelo servidor.
Da mesma forma, o deputado apresentou uma nova emenda, acatada pelas entidades, onde busca a ampliação dos dependentes do IPE Saúde para os ascendentes, ou seja, os pais dos servidores públicos, o que já ocorreu no passado, mas que no decorrer dos anos e dos governos, foi retirado.
O deputado apresentou ainda às entidades, uma proposta de emenda que reembolsa o servidor caso ele seja atendido por um médico de sua preferência, e este não seja credenciado pelo IPE. Desta forma o usuário receberia o reembolso integral conforme tabela do IPE Saúde.
A ABERGS ratifica que é contrária ao projeto apresentado pelo governo, assim como o regime de urgência, e que o IPE Saúde deve ser fortalecido, mas a partir de um amplo debate, com auditorias, transparência e fortalecimento na abrangência na área de saúde, assim como dos profissionais que atendem para que assim os usuários sejam contemplados em sua integralidade.
Além da ABERGS, participou da reunião a ABAMF, Sindiperícias e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul – SIMERS.
Clique AQUI e veja a fala do deputado Dr. Thiago.
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!