A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS e demais entidades representativas da Brigada Militar (ABAMF, ASSTBM, AOFERGS, AESPPOM, ASOF) reuniram-se na manhã da quinta-feira (17) para apresentar para entidades e representações do interior do Estado o projeto de reestruturação do Governo do Estado que atingem diretamente os servidores militares do Rio Grande do Sul.
Durante o encontro que reuniu centenas de pessoas, foi unanime a posição de que nenhuma entidade aceita a redução no salário e fim de direitos. É ponto pacífico que a parcela autônoma que o governo estadual pretende criar levará a um congelamento de parte do salário, pois os reajustes futuros serão somente no salário básico.
O Coordenador Geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, destacou que “as propostas não mudam a situação financeira do Estado, mas retiram muitos direitos dos Militares Estaduais”.
Na terça-feira (22) as entidades militares e representantes da Polícia Civil realizam mais um ato unificado, a partir das 13h no município de Santa Maria, com concentração e saída da Praça Saldanha Marinho.