Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS - ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos e Tenente Coronel Ederson Franco, participaram na manhã desta segunda-feira (16) da segunda reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara, e entidades representativas dos servidores públicos estaduais, para tratar sobre os recursos oriundos da venda das ações do Banrisul.
Conforme o presidente Luís Augusto Lara a venda das ações deve ocorrer até o próximo dia 20 e após isso uma audiência deverá ser marcada com o governador Eduardo Leite, para que a posição de todas as entidades possa ser apresentada para o Chefe do Executivo. Antes disso, uma reunião deverá acontecer entre o presidente do Tribunal de Contas do RS, Iradir Pietroski e as entidades, com o objetivo de que assim que ocorra a venda das ações se cumpra o pagamentos.
"Devemos nos unir e solicitar ao presidente do Tribunal de Contas que se possível as ações liminares sejam unificadas, para que quando executadas os servidores de diversas entidades tenham o salário e 13º quitados ao mesmo tempo", disse Lara, destacando que o pagamento dos salários irá dar tranquilidade para mais de 300 mil famílias no Estado.
O Coordenador Geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, destacou que mais uma vez de forma unânime todas as entidades demonstraram-se contra a privatização do Banrisul, mas já que as ações serão vendidas que estes recursos sejam destinados aos servidores. "Lamentamos que as ações do banco sejam vendidas, mas já que isso foi decidido pelo Governo, que seus recursos sejam destinados para aqueles que mesmo com seus salários atrasados continuam trabalhando diariamente para a segurança e desenvolvimento do Estado, os servidores públicos", destacou.
As entidades presentes aprovaram um documento coletivo, juntamente com o Movimento Unificado dos Servidores, com posicionamento contrário à venda das ações. Em caso de venda, entretanto, solicitam que os recursos sejam usados para colocar em dia os salários e o 13º do funcionalismo.