A Associação de Bombeiros do Estado do RS, junto com demais entidades esteve nesta segunda-feira (29) na Assembleia Legislativa, para solicitar a retirada do caráter de urgência do PLC 243, que trata do Estatuto dos Militares e que tira diretamente os direitos destes servidores. O pedido foi feito diretamente para o presidente da AL, deputado Edegar Pretto (PT), que estava acompanhado do deputado estadual, Luis Augusto Lara (PTB).

Conforme o coordenador geral da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos, em reunião passada, o líder do governo, deputado Gabriel Souza (PMDB) havia se comprometido em retirar o caráter de urgência do PLC, o que acabou não ocorrendo. “O deputado quebrou sua palavra com as entidades representativas de classe, e com o próprio presidente da AL, mantendo o caráter de urgência sem ao menos dialogar com as entidades representativas”, destacou.

A proposta da reunião foi demonstrar a insatisfação e indignação pela quebra de palavra e falta de respeito entre o Poder Executivo e os servidores estaduais. “Havia sido acordado com o deputado peemedebista que haveria mais tempo para que as propostas fossem debatidas, mas aceitou o pedido de urgência, contrariando o acordo com todas as entidades”, afirmou Ubirajara.

Da ABERGS estiveram presentes na reunião além do coordenador geral, o coordenador geral adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco; e o coordenador de secretariado, Tenente Coronel Alexandre Teixeira.

Grande Expediente

Nesta terça-feira (30) a partir das 14h, as entidades representativas dos militares farão parte do Grande Expediente da Assembleia Legislativa, ao qual será cobrado formalmente uma posição do deputado Gabriel Souza, que quebrou sua palavra. A ABERGS fará parte do Grande Expediente compondo a mesa, a partir do coordenador geral, 1º Sargento Ubirajara Ramos.

Reunião de Líderes

Ainda nesta terça-feira, a ABERGS estará na AL às 11h acompanhando a reunião de líderes, para solicitar a publicação dos PLCs 278 e 279, para que sejam levados ao Plenário para votação o quanto antes. Os projetos foram aprovados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na semana passada. 

A ABERGS convida os militares para acompanhar a reunião, que ocorre no 2º andar ao lado da presidência às 11h, e também o Grande Expediente, às 14h.

ABERGS - Unidos em um só corpo. Corpo de Bombeiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, Daiane Roldão da Silva

Foto: Caco Argemi / AL