Foram mais de duas horas de reunião entre a Associação dos Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, o Chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior; o Procurador-Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; e o Secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal; para tratar sobre a recomposição salarial, IPE Saúde, Plano de Carreira e outras demandas e pautas de interesse e recebidas dos Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros Militar.

Da ABERGS, participaram da reunião, que ocorreu nesta segunda-feira (11) os Coordenadores Geral e Geral Adjunto, Tenente Coronel Ederson Franco e 1° Sargento Ubirajara Ramos; além do Coordenador de Finanças Adjunto, Tenente Coronel José Henrique Ostaszewski.

A ABERGS foi a primeira entidade a ser recebida de forma separada pelo Governo do Estado, após reunião que aconteceu na quarta-feira (6) entre o governador Ranolfo Vieira Jr, e as entidades representativas, que unidas trataram e apontaram o descontentamento com o percentual oferecido pelo Estado, de 6% recomposição.

“Este valor é muito aquém da necessidade e realidade para valorização dos Oficiais e Praças do CBMRS”, destacou o Tenente Coronel Ederson Franco.

A ABERGS apresentou mais uma vez sua preocupação já com a próxima Operação Verão, visto que não há reajuste das diárias para os Guarda-Vidas desde 2012, ao qual o governo já demonstrou que deverá dar atenção a este pleito solicitado pela ABERGS, visto que a entidade já alertou sobre os prejuízos não só com a Instituição, mas também com a sociedade gaúcha.

O governo demonstrou sensibilidade e as propostas e um entendimento alinhado as proposições da ABERGS, inclusive no que diz respeito a Carreira própria do CBMRS, onde deverá abrir debate especifico para que o CBMRS tenha a sua carreira própria, focada na questão militar, como ocorre nos demais Corpos de Bombeiros do Brasil.

 

Além da recomposição, foram tratadas pautas como:

  • IPE Saúde, onde solicitamos maior atenção do Estado, principalmente nos atendimentos realizados no interior do Estado;
  • Chamamento dos aprovados do concurso público para Soldados e Capitães;
  • Carreira própria para o CBMRS;
  • Clique AQUI e veja as demandas apresentadas pela ABERGS que deverão ter continuidade do debate nos próximos dias.

Ficou acordado que novas reuniões entre a ABERGS e o governo deverão acontecer, para que o Poder Executivo possa dar retorno em relação as demandas.

Veja a fala do Coordenador Geral Adjunto da ABERGS, 1° Sargento Ubirajara Ramos, clicandoAQUI.

 

Imagens: Kevin Kapel 

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!